Pplware

Confirmada a união Nokia e Microsoft

Conforme já o tínhamos anunciado, fruto de rumores cada vez mais fundamentados, a Nokia firmou uma parceria com a Microsoft para a disponibilização do novo sistema operativo Windows Phone 7 para os telefones da companhia Finlandesa.

O anúncio foi feito hoje pelos CEO’s das duas companhias numa conferência de imprensa que teve lugar em Londres. A parceria entre estas duas empresas não se vai limitar à adopção nos telefones Nokia do sistema operativo da Microsoft para dispositivos móveis, mas irá ser alargada a muitos outros serviços que a Microsoft actualmente disponibiliza.

A união entre estas duas empresas vem num momento em que a Nokia anunciou o fim dos desenvolvimentos na plataforma MeeGo e em que o seu próprio sistema operativo começava a mostrar algum distanciamento face ao que vem sendo apresentado pelas empresas concorrentes.

A adopção do Windows Phone 7 permitirá dar uma nova imagem e novas funcionalidades, o que era à muito esperado por todos os fiéis consumidores dos equipamentos Nokia.

Esta união não se vai limitar à adopção do WP7 nos terminais da Nokia e abre possibilidades muito vastas de colaboração. Para já realçamos a óbvia adopção do Bing como motor de pesquisa nestes terminais, a adopção do serviço de mapas da Nokia no próprio Bing e o acesso privilegiado a ferramentas de desenvolvimento de aplicações.

Irá ser feito um esforço conjunto por parte das duas empresas para que possam penetrar em mercados onde as duas vinham a perder terreno face à concorrência.

Esta jogada é sem dúvida muito boa para ambas as empresas e parece-nos ser uma parceria com um futuro interessante. A Nokia sempre fabricou equipamentos com muito boa qualidade e poderá dar à Microsoft uma base muito boa para serem desenvolvidas novas funcionalidades no seu sistema operativo. Pelo lado da Nokia, é extremamente importante recuperar mercado pois têm vindo a ser constantemente ultrapassada pelas empresas rivais e o WP7 vem dar uma imagem renovada a uma marca que sempre nos habituou a inovação e novidade.

Nas palavras do CEO da Nokia esta união vem dar novo fôlego ao mercado, onde passam a estar presentes 3 actores. E a Nokia é um deles:

“Nokia and Microsoft will combine our strengths to deliver an ecosystem with unrivalled global reach and scale. It’s now a three-horse race.”

Do lado da Microsoft, Steve Balmer deu precisamente a mesma ideia. O mercado tem apenas a ganhar com esta união pois daqui vão nascer avanços tecnológicos significativos:

“Ecosystems thrive when fueled by speed, innovation and scale. The partnership announced today provides incredible scale, vast expertise in hardware and software innovation and a proven ability to execute.”

Artigos Relacionados

Exit mobile version