Pplware

Comunidade Android, o código-fonte do Android 4.0 é público!

Há muito que este momento é aguardado pela comunidade e fabricantes de dispositivos Android! O código-fonte do Android 4.0 Ice Cream Sandwich acaba de ser disponibilizado no Android Open Source Project (AOSP).

Anunciado na Google I/O 2011 (em Maio passado) e apresentado no último evento da Google/Samsung juntamente com o Samsung Galaxy Nexus (há cerca de 1 mês), a Google disse que este código seria lançado apenas após o lançamento do Galaxy Nexus no mercado. Afinal, surgiu antes e surpreende assim a comunidade que aguardou ansiosamente por este código que… não é apenas do Android 4.0 ICS mas sim um “historial” de todo o Android, o que significa que o código-fonte do Android 3.0 Honeycomb está igualmente presente.

Há 2 dias, a Notion Ink (fabricante de hardware) divulgou que o código-fonte do Android ICS seria disponibilizado no dia 17 de Novembro, portanto, daqui a 2 dias. A expectativas ficaram altas pois, como os primeiros locais de venda do Galaxy Nexus só as iniciarão depois de dia 20 (embora o lançamento oficial Europeu seja dia 17), não se esperava o código antes dessa data. A Google surpreendeu e disponibilizou-o quase 3 dias antes, anunciado pelo seu engenheiro de software Jean-Baptiste Queru.

Para o leitor que abriu o artigo e não sabe do que se trata, deixo uma pequena explicação. Paralelamente à Google, que suporta exclusivamente os modelos Nexus, e a todos os outros fabricantes como Samsung, HTC, LG, etc, existe uma comunidade de “entusiastas” que dão o seu contributo na optimização, adaptação e modificação das ROMs para vários modelos. Por norma, quanto mais conhecido/vendido é o modelo, mais suporte “adicional” tem. Como todas essas modificações são algo complexas, o SDK do Android já compilado (Software Development Kit) não é suficiente para o fazer, necessitando assim do código-fonte para poderem ser feitas as devidas alterações e compilação para determinado modelo de smartphone ou tablet. Isto permitirá, por exemplo, instalar a versão 4.0 do Android num dispositivo que nunca terá essa versão oficialmente lançada pela marca, rentabilizando muito mais o equipamento.

Como já referi, o código-fonte do Android 3.0 Honeycomb foi também lançado (a “tal” versão que existe apenas em tablets). Na altura, a Google decidiu não lançar o código-fonte desta versão pois queria prevenir que a comunidade tentasse adaptar essa versão nos smartphones, para os quais não foi desenhada. No entanto, dado que o Honeycomb é um produto oficialmente inacabado, Queru disse:

“Este lançamento inclui o historial completo do código-fonte Android, o que naturalmente inclui todo o código-fonte das versões Honeycomb. Contudo, como a versão Honeycomb foi um pouco incompleta, queremos que todos se foquem com Ice Cream Sandwich.”

Devido à grande dimensão do código, a sua distribuição levará algumas horas a concluir. Caso seja feita uma tentativa de “sync” agora, a sua finalização não será bem sucedida, portanto, como recomenda Jean-Baptiste Queru, será preferível esperar pelo “sinal verde” da Google. (ACTUALIZAÇÃO: está concluído e há “sinal verde”). Queru acrescenta ainda que é possível fazer a “build” apenas para o Galaxy Nexus e que brevemente serão disponibilizadas configurações para outros dispositivos (o que não significa que a comunidade e os fabricantes não possam avançar).

Para poder usar o código-fonte do Android basta seguir o procedimento apresentado no AOSP.

Jean-Baptiste Queru @ Android Building Group

Exit mobile version