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Compras Online: 1500 queixas contra comerciantes portugueses

O comércio online está a crescer substancialmente à escala mundial mas as queixas também! Em 2016 foi lançada a plataforma de resolução de litígios, que contou com o apoio da UE.

Em apenas dois anos, esta plataforma já recebeu 6,8 milhões de visitantes e mais de 68.000 queixas… sendo que cerca de 1500 foram contra comerciantes portugueses.


Se tiver problemas com um bem ou serviço adquirido online, pode utilizar a plataforma de resolução de litígios para apresentar uma reclamação que será tratada por uma entidade de resolução de litígios independente. A plataforma esta disponível neste endereço e, de acordo com dados revelados recentemente, desde 2016 já foram submetidas no total 68 000 queixas das quais 2.389 foram apresentadas por consumidores em Portugal.

Como funciona a plataforma de resolução de litígios em Linha

Basicamente a plataforma de resolução de litígios funciona em três passos:

Além das queixas dos consumidores portugueses há também a registar cerca de 1500 queixas contra comerciantes portugueses. Sabe-se que a grande parte das reclamações em Portugal foi sobre bens no campo das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), que somaram 13% das queixas, seguidas pelo vestuário e calçado, com 11% queixas, e a aviação (7%).

Relativamente à Europa, a principal queixa está relacionada com companhias aéreas (11,9%). Os dados que foram divulgados pela Comissão Europeia deu ainda a conhecer a maior a taxa de comerciantes registados naquela plataforma é da Alemanha (66%), seguindo-se a Áustria (47%) e a Dinamarca (44%).

Esta plataforma destina-se a queixas dos residentes dos 28 países da União Europeia sobre compras de bens ou serviços pela Internet a comerciantes que também estejam estabelecidos na União Europeia (UE).

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