Pplware

Compras de Natal online: faça-as em segurança

Nos tempos que correm, o Natal além de símbolo de amor, fraternidade e amizade, é também sinónimo de compras, compras e mais compras. No entanto, cada vez mais pessoas optam por fazer as suas compras de Natal na Internet. Os motivos são diversos – variedade, preços, comodidade, mas o que realmente importa é fazer as compras de forma segura.

O Pplware e o Norton pretendem deixar algumas dicas e sugestões para que as prendas cheguem em segurança ao sapatinho.

Compre em sites seguros

Fazer compras online é um óptima forma de poupar tempo e dinheiro: deixa de ser necessário vestir roupa quente, sair de casa, deslocar-se até ao centro comercial, encontrar uma babysitter, e perder tempo entre filas de prateleiras. Na internet, pode confortavelmente visitar centenas ou milhares de páginas de comércio electrónico, comparar preços, promoções ou descontos. Actualmente, fazer compras na Internet é bastante seguro, desde que algumas precauções sejam tomadas.

Para começar, adquira produtos apenas em sites que ofereçam transacções seguras. Algumas páginas exibem um certificado de segurança, normalmente atestado por organizações como a VeriSign, a DigiCert ou a Go Daddy. Isto quer dizer que a página tem segurança SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security). Existem sites que simplesmente dizem “Transacção segura”, ou “esta página dispõe de tecnologia TLS”, e normalmente estes avisos fazem-se acompanhar por um ícone em forma de cadeado.

Se a página que está a visitar não oferece este tipo de segurança, talvez o mais prudente seja ir fazer as suas compras noutro sítio.

Cuidado com o “phishing” e o “pharming”!

Para quem ainda não sabe o que estas expressões significam, um breve resumo: tanto o phishing como o pharming são técnicas utilizadas por cibercriminosos com o objectivo de conseguir informações pessoais suas, frequentemente de índole financeira (como o número do seu cartão de crédito).

O phishing consiste normalmente numa mensagem de correio electrónico ilícita que aparenta ter como remetente uma loja, um banco, uma empresa de cartões de crédito, ou outro serviço online, como o Paypal. Nessa mensagem, é-lhe pedido que faça várias coisas, como confirmar a informação do seu cartão de crédito, actualizar a sua palavra-chave, entre outras. As empresas legítimas nunca pedem aos seus clientes que confirmem quaisquer dados pessoais através do correio electrónico. Se receber uma mensagem desta natureza, elimine-a de imediato.

Já o pharming é consideravelmente mais difícil de detectar, pois consiste numa página Web falsa que aparenta ser uma página de compras ou de registo. Se aceitar fazer o registo, será reencaminhado para a página do cibercriminoso, e ser-lhe-á pedido que introduza as suas informações pessoais.

A melhor forma de se proteger contra phishing e pharming é assegurar-se de que o software de segurança instalado no seu computador, como o Norton Internet Security ou o Norton 360, se encontra devidamente actualizado. Existem algumas “boas práticas”, como, por exemplo, introduzir sempre o endereço da loja online no seu browser, sem nunca seguir hiperligações de correio electrónico.

Compre onde outros já compraram

Com tantos sites para comprar produtos online, como encontrar os melhores? No dia-a-dia, podemos pedir recomendações a um amigo; no mundo da Internet, as recomendações continuam válidas -tanto dos seus amigos como de outros clientes das lojas online. Muitos sites de grandes dimensões, como o Google ou a Amazon, dispõem de pesquisa e acessos a muitas páginas de compras online. Normalmente, essas páginas têm uma classificação baseada na satisfação dos seus clientes, e em muitos casos, é mesmo possível ler críticas individuais para cada site de compras, onde poderá ficar a saber se o site oferece produtos de qualidade, se os entrega a horas ou se aceita devoluções.

Claro que se os seus sítios preferidos para fazer compras estiverem disponíveis online, fará todo o sentido comprar produtos através deles na Internet. Hoje em dia, as principais cadeias de lojas já estão presentes na rede.

Prefira o crédito ao débito

Para compras online, use o seu cartão de crédito, e não o de débito. Por norma, os cartões de crédito oferecem maior protecção contra fraudes, encomendas extraviadas, produtos em más condições, e outros problemas. Um cartão de débito, por seu lado, é uma ligação directa à sua conta bancária. Se um cibercriminoso conseguir obter o número do seu cartão de crédito, pode causar-lhe perdas, mas dentro de alguns limites; no entanto, se os dados do seu cartão de débito (número e palavra-chave) forem comprometidos, um cibercriminoso pode assaltar a sua conta bancária.

Nas transacções online, um cartão de crédito é sempre mais seguro.

Atenção aos pormenores

Para além destas medidas mais gerais, existem várias outras coisas que poderá fazer para que as suas compras online sejam mais seguras:

As crianças e o comércio electrónico

A descontracção e a confiança de crianças e de adolescentes na Internet é já bem conhecida. Mas mesmo que elas pensem que sabem tudo, a verdade é que os cibercriminosos sabem muito mais. Se deixar os seus filhos fazerem compras online, assegure-se de que há um mínimo de bom senso. Aos adolescentes deverão ser colocados alguns limites, como a quantia a gastar, e onde gastar.

Quanto a crianças mais novas, a supervisão de um adulto é absolutamente indispensável.

Bom e Feliz Natal, e compras seguras são os sinceros votos do Pplware e do Norton!

Exit mobile version