Com a chegada do Windows 8.1 quase iminente, já no próximo dia 26, e com a Microsoft a disponibilizar cada vez mais informação sobre o que este sistema operativo vai trazer de novo, é natural que muitos se comecem a interrogar como vão poder testar esta novidade e se ela vai ou não estar disponível para todos.
As respostas começam também agora a surgir e pelo que foi apresentado ontem, a actualização para a versão de testes será feita de forma simples mas com alguns cuidados a serem tomados.
De acordo com informação disponibilizada pelo site ZDNet, num das sessões da conferencia TechEd North America, da Microsoft, este assunto foi levantado e alguma informação foi adiantada.
Pelo que foi dito todos vão ter acesso à primeira versão public preview do Windows 8.1 logo no dia 26 de Junho. Esta estará disponível, como adiantado, através da loja de aplicações do Windows e de forma gratuita.
Todos os utilizadores do Windows 8 e do Windows RT vão ser notificados da existência desta novidade no seu sistema operativo e mediante a decisão de avançarem ou não com a sua instalação esta irá estar disponível na loja de aplicações do Windows.
Caberá aos utilizadores ler as informações disponibilizadas e decidir se pretendem instalar a versão de testes do Windows 8.1, sempre com a certeza de que será uma versão de testes e propensa a erros e problemas.
No entanto, e segundo foi também anunciado, todos os que fizerem a instalação da public preview do Windows 8.1 vão ser obrigados a reinstalar as suas aplicações quando a versão definitiva for disponibilizada.
A versão final vai ser mostrada a todos os que testaram a public preview e os seus dados guardados para posterior utilização, mas as aplicações vão ter e ser reinstaladas.
Mesmo que os utilizadores revertam o seu Windows novamente para a versão 8, aquando da disponibilização da versão final do Windows 8.1 este processo de reinstalação será necessário.
Na prática isto levará a que no Windows RT todas as aplicações que foram instaladas pela loja de aplicações do Windows necessitam de ser instaladas e no Windows 8 serão as da ModernUI e as do desktop tradicional.
Esta situação não será aplicada aos utilizadores que resolverem esperar pela versão final do Windows 8.1, que será disponibilizada nos mesmos moldes.
Segundo a Microsoft a migração do Windows 8 para o 8.1 será muito similar à que foi efectuado pelos utilizadores na actualização do Windows 7 para o Windows 8, na forma como lidará com definições, dados e aplicações.
A Microsoft tem trabalhado também no que descreve como a pegada que o Windows 8.1 ocupará. Vão ser necessários apenas 4GB para instalar a public preview do Windows 8.1.
Estes trabalhos incidiram na remoção de componentes antigos, na eliminação de ficheiros temporários e na melhoria da compressão NTFS para conseguir libertar espaço adicional nas máquinas dos utilizadores.
Ponderem então muito bem se vão pretender fazer a instalação da primeira versão do Windows 8.1 a estar disponível. O preço a pagar por essa antecipação é a reinstalação de todas as aplicações que tenham instaladas.