Pplware

Como saber se uma nota é falsa? “Técnicas” Tocar-Observar-Inclinar

As notas de euro integram elementos de segurança altamente sofisticados, que tornam a moeda única numa das mais seguras do mundo. No entanto, apesar dos elevados mecanismos de segurança, há quem consiga quase replicar na perfeição as notas atuais.

Ao receber uma nota de euro, confira os vários elementos de segurança (não se baseie apenas num deles) e, em caso de dúvida, compare-a com uma nota que saiba ser verdadeira, procurando diferenças e nunca semelhanças.


Os elementos de segurança podem ser verificados facilmente, sem recurso a equipamentos de apoio. Basta tocar, observar e inclinar a nota (metodologia Tocar-Observar-Inclinar).

#1 – Tocar na nota

Toque na nota e sinta a textura e firmeza do papel de algodão, bem como a rugosidade nos elementos impressos em relevo: as iniciais do BCE, o pórtico ou janela, a denominação e as marcas táteis.

#2 – Observar

Observe as notas de euro à transparência (contra uma fonte de luz) e verifique a presença das marcas de água, do filete de segurança, da janela com retrato (nas notas 20, 50, 100 e 200 euros, da série Europa) e do registo frente/verso (apenas nas notas da série 1).

#3 – Inclinar

Incline as notas e verifique:

Série Europa

 

O que fazer se suspeitar que é uma nota falsa?

A metodologia “Tocar – Observar – Inclinar” é o procedimento adequado e eficaz para o público verificar a presença dos elementos de segurança e determinar  se uma  nota é falsa. Não obstante, é possível que se depare com notas suspeitas. Seguem-se algumas sugestões, em caso de dúvida quanto à autenticidade de uma nota:

Via Banco de Portugal

Exit mobile version