Sabia que os processadores Intel que vêm com os Macs têm uma funcionalidade que se chama Turbo Boost? Provavelmente não faz ideia para que serve mas fique desde já a saber que esta tecnologia melhora significativamente o desempenho do processador.
Esta característica não é muito “publicitada” pela Apple porque esta não tem nenhuma ferramenta para o ligar ou desligar, confiando no sistema operativo, confia que este é suficientemente inteligente para o desligar quando não é necessário e ligando o mesmo quando a máquina precisa de mais poder de processamento.
Mas porque não controlamos nós o Turbo Boost?
Hoje vamos ensinar-lhe a controlar esta opção nos processadores modernos da Intel que os mais recentes Macs integram. Vai poder decidir quando quer o Turbo Boost ligado ou não.
Mas antes verifique se o seu processador Intel tem ou não Turbo Boost.
Descubra se o seu Mac tem Turbo Boost
1. Clique na barra de menus, em cima do logo da Apple, no canto superior esquerdo e seleccione a opção Acerca deste Mac.
2. Sublinhe o nome completo do seu Mac e copie-o para a área de transferências com as teclas “Command+C”. Irá pesquisar esse nome no Google.
3. Agora, abra o Google e cole o nome do Mac que copiou e procure as especificações. Vai encontrar as mesmas na página da Apple que começa com este URL “http://support.apple.com”.
4. Uma vez no site de suporte da Apple, que diz respeito à versão do seu Mac, veja nas características as especificações do processador se refere a existência do Turbo Boost. Se disser é porque o seu Mac tem essa a funcionalidade e então poderá seguir os próximos passos. Caso não encontre a menção a esta funcionalidade, então não vale a pena continuar.
Ligar ou Desligar o Turbo Boost
Para tomar o controlo sobre esta funcionalidade tem de descarregar uma aplicação e instalar para que seja ela a decidir, sob sua ordem, quando deve ligar ou desligar a funcionalidade. A aplicação chama-se Turbo Boost Switcher e permite que manualmente active ou desactive esta o turbo na sua máquina.
1. Descarregue a app Turbo Boost Switcher e guarde-a no seu Mac. Duplo clique no ficheiro descarregado para extrair a app. A seguir novo duplo clique no ficheiro da app e poderá aparecer a pergunta de pretende mesmo abrir, diga que sim.
2. Logo que clica na app ela coloca-se logo na barra de menus e poderá logo interagir com ela. Poderá abrir e ver se o Turbo Boost está ligado, se não estiver faça “Enable Turbo Boost.”
3. Se já estiver ligado, verá a opção “Disable Turbo Boost” pois é essa que poderá fazer quando quiser.
4. Pode ainda colocar esta app na pasta das aplicações e colocar a mesma a iniciar no arranque do sistema operativo, colocando activa a opção “Open at Login”. Esta alteração fará a app ser lançada automaticamente sempre que o Mac seja iniciado ou reiniciado.
Mas então para que necessito desta aplicação?
Bom, o Turbo Boost é como o próprio nome indica um turbo que os processadores Intel activam, uma espécie, em grosso modo, de overclocking controlado para que quando é necessário a máquina obtenha mais do processador. Esta decisão de activar ou desactivar o Turbo Boost é feita pelo sistema, é uma espécie de carro com velocidades automáticas mas que tem a vertente de velocidades manuais onde o condutor pode chamar a si o ónus de gerir quando deve engrenar a velocidade certa.
Com esta app a questão é exactamente essa, tem de ser o utilizador a saber quando deve ou não activar ou desactivar o turbo da máquina, até porque esta funcionalidade ligada consome mais energia e aumenta a temperatura do sistema, por isso, como pode ver, existe a temperatura do CPU e velocidade das ventoinhas… não é ao acaso, fique atento a estes dois indicadores, ok?