Pplware

Como activar o leitor de PDF no Firefox

O desenvolvimento do Firefox, por parte da Mozilla, tem trazido a este browser algumas novidades que eram já esperadas há algum tempo.

A versão 15 deste browser, apresentada no final do mês passado trouxe mais algumas funcionalidades que podem passar a ser usadas, se bem que algumas não estão ainda disponíveis directamente.

Exemplo disso é o leitor de PDF’s nativo que passou a fazer parte deste browser. Está presente mas necessita de ser activado.

Sabem fazê-lo? O Pplware explica como o podem activar em poucos passos.

Ao termos disponível um leitor de PDF’s nativo no nosso browser, passamos a deixar de ter necessidade de ter uma versão instalada no nosso sistema operativo. Passamos a poder ver todos os PDF’s que criamos ou recebemos directamente na interface do browser, para uma maior comodidade nossa.

Esta funcionalidade está presente no Chrome há já algum tempo e agora passa a estar disponível na versão 15 do Firefox. Mas para isso necessitam de a activar.

Para o fazerem necessitam de efectuar uma simples alteração no registo das variáveis do Firefox. Para isso comece por escrever na barra de endereço o habitual about:config.

Será apresentado o também celebre alerta de que devem ter cuidado com as alterações pois podem estar a inviabilizar a utilização do browser no futuro.

Depois de entrarem na zona das variáveis do Firefox devem procurar a entrada pdfjs.disabled. Coloquem-na na caixa de pesquisa e esta será mostrada de imediato.

O valor que deverá estar associado a essa entrada deverá ser True e devem trocar para False.

Para alterarem esse valor basta que apliquem um duplo clique em cima da entrada ou que chamem o menu de contexto e que escolham a opção Togle.

Devem ainda verificar se têm instalado e a funcionar o add-on Adobe Acrobat. Caso tenham devem desactivá-lo.

Para isso devem aceder à lista de add-ons e procurá-lo. Vão estar disponíveis duas opções, desactivar ou remover. Escolham a que acharem mais correcta.

No final deste processo devem reiniciar o Firefox para que as alterações realizadas sejam assumidas e passem a estar activas.

A partir deste momento passam a poder ver os PFD’s no Firefox. Podem simplesmente abrir os links para estes documentos e estes serão mostrados numa janela específica, com a possibilidade de verem as páginas que os compõe, aumentar o nível de zoom, descarregar o documento para o disco ou copiá-lo.

Podem ainda usar todas as funcionalidades do browser neste tipo de documentos e assim ver as imagens que os compõem ou pesquisar directamente no seu texto.

Está assim apresentada a forma simples de activar o leitor de PDF’s no Firefox. Lembramos que apenas está disponível na versão 15 ou posterior.

Activem-no e deixem de depender de software de terceiros ou plugins no browser para uma função tão simples e útil como é ver um PDF. Está embebido no browser, uma das ferramentas actualmente mais usadas e à qual que mais tempo estamos ligados.


Homepage: Firefox

Exit mobile version