Até quinta-feira a Altice Arena e a FIL, no Parque das Nações, vão receber um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, a Web Summit. Segundo a organização, nesta edição esperam-se 70 mil pessoas de 170 países e irão participar mais de 1000 startups.
Acompanhe em direto a sessão de abertura.
Web Summit 2018 em direto
Arrancou a terceira edição da Web Summit! Paddy Cosgrave, empreendedor irlandês e co-fundador da Web Summit subiu ao palco principal por volta das 18h30 e pediu para as pessoas se apresentarem a quem se encontra ao seu lado. Cosgrave sublinhou a importância da tecnologia na sociedade de hoje e as mudanças que têm acontecido.
Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, foi o próximo a entrar em palco e falou que todos juntos teremos de criar uma internet melhor e mais livre. Para tal, Berners-Lee apresentou um “contrato” com nove pontos que fazem parte da iniciativa #ForTheWeb.
A representante da Apple está a mostrar a forma como a empresa abraçou a poupança energética nos seus processos.
Desde todas as suas instalações estarem a funcionar em energia 100% limpa até aos novos equipamentos apresentados a semana passada onde o alumínio é 100% reciclado.
A educação é outro tema forte, com a Apple a apostar em África, nas mulheres e crianças deste continente.
“A realidade virtual nunca vai substituir os filmes. Será apenas outra forma de entretenimento”
O realizador Darren Aronofsky fala da sua experiência no cinema e na realidade virtual.
“A realidade virtual é mais centrada nos sentimentos e na experiência do que o tradicional, onde acompanhamos as vivências de uma personagem”
A conversa continua centrada no cinema e nas potencialidades que a IA podem trazer.
O ambiente é também um tema. Darren acredita no Homem e no que este será capaz de fazer no futuro para salvarmos o ambiente. A mensagem é “votem em quem acredita em ciência”.
É hora do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, chegar ao palco.
As novas tecnologias e o que a internet tem para oferecer são o tema.
As Nações Unidas já usam tecnologias como o blockchain no seu dia a dia, em todos os cenários onde atua.
O discurso do ódio e a censura na internet preocupam António Guterres. A fonte não é a Internet por si, mas sim todos os agentes que à volta dela giram.
Os perigos da inteligência artificial e do que “as máquinas” podem fazer deve também ser uma preocupação nos próximos anos, para evitar problemas.
Máquina que tem a capacidade de decidir a vida humana, quer em cenários de guerra ou outros, devem ser banidas e combatidas.
O palco da Web Summit receive agora António Costa, que agradece a presença de todos.
O foco do discurso de António Costa centra-se na evolução do nosso país ao longo dos últimos séculos e na forma como a ciência nós tem ajudado.
Portugal recebe de braços abertos todos o que está presente, mas também todos os que quiserem trabalhar e viver no nosso país.
Para ele a Web Summit é o ponto de encontro para todos.
Com o discurso de Fernando Medina, a Web Summit foi finalmente aberta e os próximos 3 dias vão ser em grande para todos.