Há muito que se fala da vontade da Google de criar um smartwatch, baseado no Android e com o máximo de funcionalidades possíveis. Não requer apenas uma parte funcional de hardware, mas também um sistema operativo que o sustente.
A segunda parte desta equação foi hoje tratada pela própria Google ao apresentar o Android Wear, faltando apenas um fabricante que, em conjunto com a Google, desenvolva o hardware.
Mas imediatamente após a apresentação do Android Wear, surgiram dois novos smartwatches, com datas de lançamento para muito breve. A Motorola e a LG apresentaram o que entendem ser o futuro dos dispositivos de pulso!
Os dois novos modelos que surgiram depois da apresentação do Google Wear, fazem parte de uma primeira fornada de equipamentos que os parceiros da Google vão lançar e que pretende mostrar todas as capacidades deste SO.
Tanto a LG como a Motorola mostraram ao público o que têm quase pronto a lançar no mercado, assente neste novo sistema operativo. São dois modelos muito diferente, embora a sua base de funcionalidades seja a mesma.
Moto 360: O smartwatch da Motorola
O Moto 360 é um dos modelo que mais rapidamente chegará ao mercado. A Motorola tem planos para que no verão deste ano esteja já a ser comercializado.
Dos dois modelos hoje apresentados, o Moto 360 é o que apresenta linhas mais tradicionais, não sendo no entanto o que menos funcionalidades aparenta ter.
Apesar das suas linhas tradicionais, o Moto 360 permite que façamos o envio de SMS’s, que recebamos informação de um smartphone ou que consultemos a agenda com um simples rodar do relógio.
Irá estar disponível em vários mercados, globalmente, num conjunto variado de apresentações. Terá braceletes de metal ou de cabedal e é a visão da Motorola da celebração do relógio tradicional adaptado aos tempos modernos.
LG G Watch: LG também tem um smartwatch
A segunda marca a anunciar o seu smartwatch foi a LG. O G Watch foi também desenvolvido para fazer uso de todas as potencialidades do Android Wear.
Este smartwatch foi acompanhado desde o início da sua criação pelas equipas da Google para garantir a sua integração perfeita neste novo ecossistema e pretende ser mais um caso de sucesso da parceria entre a LG e a Google que tão bons frutos tem dado, na família Nexus.
As linhas do G Watch são muito mais aproximadas do que estamos habituados a ver neste tipo de equipamentos e a LG pretende tê-lo no mercado já no segundo trimestre deste ano.
Com a apresentação do Moto 360 e do G Watch está aberta mais frente de novidades e de inovação. Para já foram estes dois os únicos a apresentar smartwatches assentes em Android Wear, mas os restantes parceiros não devem demorar a mostrar as suas criações. Temos depois a concorrência de outros SO’s que de certeza que vão apresentar as suas propostas como resposta a estas novidades.