Pplware

Cisco Portugal em entrevista exclusiva ao Pplware

…a melhor empresa para trabalhar em Portugal

A Cisco Portugal foi a grande vencedora da noite dos prémios Great Place to Work Institute, tendo sido considerada a melhor empresa para trabalhar em Portugal, um privilégio que está apenas ao alcance de empresas que desenvolvam práticas de recursos humanos excepcionais. A Cisco destacou-se como a única empresa que conseguiu ganhar em 3 categorias diferentes, tendo sido galardoada como Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal, a Melhor Empresa para as Mulheres Trabalharem, e recebeu uma menção honrosa em Responsabilidade Social.

Para sabermos mais sobre as estratégias usadas pela empresa e reacção dos funcionários aos prémios conseguidos, elaboramos algumas questões que foram respondidas pela Cisco Portugal.

As seguintes questões foram colocadas à Cisco Portugal, tendo sido respondidas pela Responsável de Recursos Humanos na Cisco em Portugal, Andreia Rangel.

Quantos colaboradores tem actualmente a empresa em Portugal? Existem muitos do sexo feminino?

[Cisco] Actualmente, a Cisco tem cerca de 250 colaboradores, de 23 nacionalidades diferentes distribuídos por vários projectos internacionais de apoio a Parceiros, Vendas e Recursos Humanos, para além da operação Cisco Portugal, dos quais a percentagem de mulheres é de 57%.

Que estratégias a empresa adopta, de forma a conseguir ser uma das mais aliciantes empresas para trabalhar?

[Cisco] Uma das características que torna a Cisco uma empresa bastante atraente é a nossa política de recursos humanos muito focada na preocupação com as pessoas e com o seu bem-estar, colocando sempre os seus colaboradores em primeiro lugar. Na Cisco, a flexibilidade de trabalho, através de ferramentas que garantem a eficácia, a partir de onde e quando o colaborador quiser trabalhar, adicionando a grande preocupação com as pessoas, o espírito de entre ajuda, os benefícios, a formação, as oportunidades de carreira além fronteiras e ainda a segurança que a empresa transmite aos colaboradores, são os ingredientes essenciais para ser considerada quase como uma segunda casa pelos seus colaboradores. Salientaria, ainda, a total transparência que existe na empresa e que permite uma comunicação a todos os níveis e em ambos os sentidos.

Como reagiram os colaboradores a esta distinção de melhor empresa?

[Cisco] Com bastante entusiasmo. Todos ficámos muito orgulhosos, não só pelo prémio em si mas pelo reconhecimento de que a Cisco valoriza o capital humano, que é para nós o único capital que temos. Os outros primeiros lugares que conquistámos: Melhor empresa para trabalhar na categoria de 100 a 250 pessoas, Melhor empresa na categoria responsabilidade social, Melhor empresa na categoria sustentabilidade, são também um reflexo do trabalho continuo que a Cisco tem feito em Portugal nos últimos anos.

Como se mantêm os colaboradores motivados?

[Cisco] Na Cisco acreditamos que com maior liberdade conseguimos maior responsabilidade e produtividade. Trabalhamos na sustentabilidade do que fazemos, na utilização das energias, mas também preocupamo-nos em ensinar a todos com quem lidamos como o fazer.

Existe um crescente interesse em trabalhar numa empresa como a CISCO?

[Cisco] Seguramente, que sim. A Cisco continua a ser uma empresa única para trabalhar, pela total transparência dos processos, pelo investimento e relevância que tem ganho no nosso país e por ser um grande player no mercado das TICs. Um verdadeiro exemplo de inovação, sustentabilidade, recursos humanos e notoriedade. Por exemplo, quando há quatro anos lançámos o projecto Hércules, recebemos mais de 2.000 candidaturas para os 60 lugares que tínhamos disponíveis .

Qual o impacto que esta distinção tem no funcionamento da empresa? Ou pelo contrario é apenas uma recompensa pelo vosso trabalho?

[Cisco] A distinção é um reconhecimento claro do nosso trabalho e da forma como o fazemos que contribui significativamente o entusiasmo de todos os colaboradores, que assim ficam mais motivados.

Que projectos/estratégias tem a  CISCO Portugal para o futuro?

[Cisco] Este ano é importante motivar o nosso capital mais importante, os colaboradores, transmitir-lhes transparência, confiança e positivismo para garantirmos um sentimento de maior tranquilidade, entrega e aposta, e simultaneamente satisfação. Em suma, na Cisco a estratégia é  trabalhamos com a ambição de continuar a crescer nas diferentes arquitecturas em que nos posicionamos e garantir que Portugal continuará no mapa de investimento da Cisco Global.

Em nome do Pplware, gostaria de felicitar a Cisco Portugal e agradecer a disponibilidade para a entrevista.

Exit mobile version