Pplware

Cibersegurança e Cibercrime em debate no IPVC

É já no próximo dia 16 de Marco que se realiza a conferência em Cibersegurança e Cibercrime no auditório principal da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Esta conferência é organizada pelas várias formações do IPVC ligadas à área da cibersegurança, ou segurança informática, de onde se destaca a Pós-graduação em Informática de Segurança e Computação Forense. O Pplware é Media Partner do evento.

Desde há alguns anos, várias formações do IPVC, como as licenciaturas em Engenharia Informática e a de Engenharia Eletrónica e Redes de Computadores, e os CTeSPs de Redes e Sistemas Informáticos e de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, têm investido na área da cibersegurança.

Nestas formações são trabalhadas competências nos diferentes níveis de ensino, e que vão desde a utilização de ferramentas para detetar vulnerabilidades em redes e sistemas, até ao conhecimento sobre técnicas de ataque e defesa. A mais recente aposta no contexto destas formações foi a Pós-Graduação de Informática de Segurança e Computação Forense fruto de uma parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, a Polícia Judiciária e a Procuradoria Geral da República.

Esta formação trabalha já em competências avançadas na prevenção, ataques e defesa de segurança de redes e sistemas, programação segura, e na muito procurada área da computação e investigação forense, que trata de investigar e de apresentar evidências digitais dos ataques informáticos. E a aposta nestas áreas de sucesso vai continuar…

Assim surge a promoção deste seminário em “Cibersegurança e Cibercrime” que se irá realizar no próximo dia 16 de Março e que servirá para promover a divulgação e o debate nestas áreas de grande atualidade, aproximando o meio académico com o meio empresarial circundante.

O programa do seminário inclui a apresentação de sessões e workshops subordinadas às áreas temáticas de “Segurança de Sistemas e Redes”, “Segurança no Desenvolvimento de Software”, “Cibercrime e Legislação” e contará com a intervenção de figuras de relevância nestas áreas de conhecimento de entidades nacionais públicas e privadas.

Programa

09h00        Sessão de Abertura
09h30        Carlos Friaças – Head of RCTS CERT | FCCN / FCT
10h00        Ricardo Costa – Co-Founder, Owner and CEO | LOQR
10h30        Coffee Break
11h00        Pedro Verdelho – Coordenador do Gabinete de Cibercrime | PGR
11h30        Segurança na IoT | Pedro Pinto | IPGuarda/Pplware
12h00        Mobile – O novo paraíso do Cibercrime | Carlos Antunes I IPLeiria
12h30        GSM: Intercept & Collect | Miguel Veiga – Chief Technology Officer | PRIVUS
13h00        Almoço Livre
14h30        Workshop 1 – Ransomware Estamos Preparados? | Sophos
15h30        Workshop 2 – Laboratório de Hacking (vagas limitadas)
17h00        Sessão de Encerramento

Mais informações: Pós-graduação em Informática de Segurança e Computação Forense | Site evento

Exit mobile version