Esta semana a revista “Super Interessante” traz um artigo bastante pertinente sobre o futuro do ensino nas escolas e Universidades. Nesse sentido gostaríamos de saber a opinião de cada um de vocês para este “futuro próximo” associado a CiberEscola” e que influenciará o conhecimento da sociedade e dos nossos progenitores.
O conceito de CiberEscola consiste na incorporação de novas tecnologias (quadros interactivos, WIFI, realidade virtual, jogos, Redes Sociais, etc) no apoio ao ensino por forma a aumentar a motivação e resultados dos alunos.
Mas como podem os professores fazer uma avaliação de conhecimentos quando um aluno tem à sua disposição toda a Internet? Segundo estudo realizados na Dinamarca, tal é possível e no caso de de ser aprovado os alunos poderão efectuar exame ligados à Internet a partir de 2011. O acesso à Internet por parte dos alunos permite que estes pesquisem a informação necessária para desenvolver trabalhos e assim aumentem o seu conhecimento.
Então e os Chats? Será esta uma forma de pensar “com a cabeça dos outros” ou apenas mais um recurso ao dispor do processo de aprendizagem?
Não se trata de aulas futuristas, mas de um novo tipo de ensino apoiado em potentes tecnologias, em que haverá maior confluência entre educação formal e não formal…
Se olharmos em volta, e comparando com um passado recente verificamos que já nem tudo é igual e a tecnologia está presente em muitas acções realizada.
Onde andam os quadros onde se escrevia com giz?
A clássica imagem escolar de lápis e cadernos sobre as carteiras desaparecerá por completo. Cada aluno terá o seu próprio computador portátil e o professor controlará os seus ecrãs com um programa próprio.
E os telemóveis e consolas de jogos? Serão estes instrumentos a adoptar no ensino do futuro?
Avanço do Plano Tecnológico Português (números)
Actualmente em Portugal existem mais de 228 mil computadores nas escolas sendo este um número significativo uma vez que em 2005 apenas haviam 73 mil. Relativamente a quadros interactivos já foram instalados mais de 7 mil (um por cada três salas). Mais de 87 mil professores tiveram acesso a computadores portáteis através dos programas do Governo e actualmente quase todas as escolas têm acesso a Internet.
A tecnologia por si só não melhora os resultados mas existirá um aumento de motivação por parte dos alunos? Qual a sua opinião?
Para quem considerou este tema interessante, aconselhamos a ler na totalidade o excelente artigo publicado na revista Super Interessante intitulado “bem-vindos à CiberEscola” dos autores E.G.M./I.J