A integração das ferramentas, aplicações e serviços dentro do ecossistema Google é uma certeza. Conseguimos sempre ter acesso às funcionalidades que necessitamos e forma integrada e sem que tenhamos a noção de estar a “saltar” entre serviços.
Uma mostra dessa integração é a forma como o Chrome permite que tenhamos acesso a determinadas WebApps e forma directa e até em modo offline. A Google, na continuação dos desenvolvimentos dessa fusão, disponibilizou agora novas WebApps que nos dão acesso directo à sua suite de produtividade.
Ao disponibilizar esta WebApps para o Chrome a Google consegue libertar os utilizadores da necessidade de acederem ao Drive para criarem novos documentos. Basta clicarem no ícone do tipo de documento que pretendem criar e são direccionados directamente para um novo documentos.
Claro que estes novos documentos ficam de imediato gravados no Google Drive e podem ser acedidos posteriormente para continuação da edição.
Estas WebApps, depois de instaladas, ficam disponíveis e acessíveis sempre abrirem um novo separador. Basta escolherem a pretendida e estão automaticamente com um documento pronto a ser trabalhado.
E porque o Chrome está integrado de forma total com a vossa conta Google, estes documentos vão ser associados directamente com a vossa conta Drive.
Inicialmente foram apenas as quatro aplicações que constam da suite de produtividade a estarem disponíveis para instalação, mas posteriormente foram disponibilizadas mais 3 que são funcionalidades especificas dessas mesmas aplicações.
Assim, passamos a ter disponíveis as aplicações Documentos, Folha de Cálculo, Diapositivos e Desenhos. Devem ter reparado que os nomes destas aplicações foram também alterados para que sejam mais facilmente identificáveis. Para complementar o lote a Google disponibilizou para o Chrome o acesso directo aos Formulários, Apps Script e Fusion Tables.
Todos os que possuírem Chromebooks vão ver estas aplicações surgir nos seus sistemas de forma automática, aumentando ainda mais as potencialidades deste sistema operativo.
Mais uma vez a Google mostra que consegue melhorar de forma muito simples as funcionalidades do seu browser e dos seus serviços recorrendo a uma das pedras basilares deste, as WebApps.
Instalem estas novas WebApps, nos links disponibilizados abaixo, e integrem de forma ainda mais completa o Chrome e a suite de produtividade da Google, agora conhecida como Google Drive, obtendo uma experiência de utilização ainda mais completa.