Esta novidade, bem como outras de grande importância, foram apresentadas por Paul Kinlan, um dos evangelistas tecnológicos da Google, numa conferencia que teve lugar em Liverpool.
Ao discursar na Develop conference, Paul Kinlan deu a conhecer algumas das novidades que são esperadas para o próximo ano no browser da Google. A que mais chamou à atenção foi o suporte para gamepads, mas outras houve que deixaram a assistência muito interessada e expectante.
As novidades que Paul Kinlan apresentou nesta conferencia mostra o rumo que a Google pretende dar ao desenvolvimento do seu browser. A ideia principal é começar a usar todas as capacidades de aceleração por hardware que foram já desenvolvida e explorar ao máximo as potencialidades que o HTML5 tem e que o Chrome já implementou.
O suporte para gamepad será apenas um dos que estão pensados. Conta-se que o suporte de hardware seja alargado para webcams e para microfones. Todo este hardware será suportado de forma nativa pelo browser, sem que seja necessário qualquer plugin adicional no Chrome.
Para fazer uso de parte deste suporte de hardware, está planeada a implementação no Chrome do WebRTC, uma aplicação open-source de video e conversação, que correrá directamente no browser, mais uma vez sem recurso a qualquer plugin.
Este desenvolvimentos, apesar de serem transversais a todas as versões do Google Chrome, vão beneficiar de sobremaneira a versão sistema operativo da Google, pois consegue dotá-lo de ferramentas até agora não disponíveis.
Todas estas novidades são esperadas para o início do próximo ano de 2012. Não foi indicada uma data precisa, mas o mais provável é que comecem a surgir novidades nas versões de desenvolvimento muito em breve.
Outra novidade que Paul Kinlan apresentou foi que a Google está já a trabalhar num serviço de cloud gaming. A Google pretende integrar este serviço com os que tem já disponíveis, nomeadamente o Google +, e assim dar-lhe uma componente social muito maior.
Aguardemos então pela chegada destas novidades ao Chrome e vejamos o que a Google tem planeado para a continuação do desenvolvimento seu browser.
Estas capacidades adicionais vão dar uma projecção ainda maior ao Chrome e devem finalmente conseguir que este ultrapasse o seu rival mais directo, ascendendo de forma definitiva e permanente, assumindo-se como o segundo browser mais usado de toda a Internet.[via]