Pplware

O Chrome OS já tem parceiros

O mundo tecnológico e em particular a blogoesfera da especialidade foram apanhados de surpresa com o anúncio do Chrome OS por parte da Google. Existem alguns pormenores que começam agora a ser desvendados, os mais recentes desenvolvimentos são em relação a alguns dos principais parceiros da Google nesta sua nova grande aposta.

Acer, ASUS, Hewlett-Packard e Lenovo são os quatro grandes OEM anunciados até agora, dos quais poderá esperar novos modelos de netbooks com o Chrome OS instalado para meados de 2010.

Das outras parcerias destacamos a presença da Texas Instruments, Qualcomm e Freescale, que além de grande tradição no fabrico de semicondutores, são talvez os principais fabricantes de processadores ARM, o que confirma o compromisso assumido pela Google (bem forte por sinal), de suportar esta arquitectura além da x86.

A parceria com a Adobe, leva-nos a crer que será relativa ao suporte nativo do Adobe Flash por parte do Chrome OS. Nesta lista nota-se por enquanto a falta de outro OEM de peso como a Dell (2º maior OEM mundial) e da Intel.

Será de interesse especial observar se a Intel entrará nesta lista de parceiros, devido aos seus grandes interesses no projecto Open Source Moblin do qual é o fundador e ao qual tem dedicado muito trabalho de desenvolvimento.

Isto porque o Chrome OS ao que tudo indica, entra em disputa directa com o Moblin e poderá chocar com os interesses da empresa norte americana de semicondutores.

Reforçamos a ideia que esta não é a lista completa de parceiros e que eventualmente outros nomes que foram aqui referidos como ausentes ou nem sequer foram referidos poderão brevemente ser confirmados.

Não podemos deixar de constatar o inegável, é notória a rapidez do anúncio dos parceiros da Google para a distribuição do Chrome OS, o que revela que esta era uma jogada já há muito tempo bem planeada pela Google e mantida em alto secretismo principalmente por parte dos principais fabricantes OEM. Engadget via Google Chrome Blog

Exit mobile version