Pplware

Chrome – Novidades na sincronização

As funcionalidades que a Google coloca no seu browser estão a um passo de tornar o Chrome na principal escolha dos utilizadores mais exigentes.  Semanalmente, como temos mostrado, o Google equipa o seu browser com funcionalidades novas e inovadoras empurrando o Chrome para a vanguarda.

Desta feita a Google traz algo esperado e que já havia sido integrado no Chromium. Assim passa a ser possivel sincronizar as nossas preferências, o preenchimento automático e a nossa colecção de temas para o Chrome.

Era já possível efectuar a sincronização dos nossos marcadores para a nossa conta Google. Mas agora incorporaram a funcionalidade de sincronizar quase tudo o resto.

Com a adição desta funcionalidade podemos ter um browser transversal a todas as nossas máquinas, independente do SO, e podemos facilmente instalá-lo numa nova máquina, ou numa reinstalação de sistema operativo, e com  uma simples sincronização ter o browser moldado ao que sempre utilizámos.

Esta novidade tinha sido parcialmente apresentada já na ultima versão do Chromium, mas não era esperada a sua incorporação no Chrome tão cedo. Inclusive, a funcionalidade de sincronizar os temas nem tinha sido apresentada no Chromium.

Caso tenham activada já a sincronização de favoritos esta novidade activa-se automaticamente e passam a ter na vossa conta Google Docs o núcleo que faz o vosso Chrome estar adaptado a vocês.

Caso pretendam verificar acedam ao à vossa conta Google Docs e reparem que na pasta Google Chrome passaram a estar disponíveis 3 novas zonas, cada uma referente a uma das novas áreas sincronizadas.

Para além desta grande novidade a mais recente versão de desenvolvimento do Chrome (5.0.371.0) teve direito a algumas outras alterações.

Tal como tinha sido pedido por muitos utilizadores foi desactivada a pré-visualização de miniaturas na barra de tarefas no Windows 7. Caso tenham interesse em tê-la activa devem adicionar a flag abaixo ao lançamento do browser:

--enable-aero-peek-tabs

Como também poderão reparar a estrela dos favoritos foi movida da esquerda para a direita na Ominibox. Foram ainda aplicadas algumas alterações menores a nível gráfico.

Caso não esteja a utilizar a versão de desenvolvimento do Google Chrome e se pretender testar estas novidades basta-lhe descarregá-la para o seu sistema operativo: Windows, Linux (32bits ou 64bits) ou Mac.

Será que esta integração dos favoritos é o próximo passo lógico para a integração dos utilizadores no Chrome OS? Ao acedermos com a nossa conta Gmail num Chrome OS vamos ter a oportunidade de ter centralmente as nossas configurações. Passamos a ter o nosso desktop na Web integrado com o sistema operativo. Será que estão finalmente para sair as novidades aguardadas sobre o Chrome OS?

E depois desta novidade sobre o Chrome deixo-vos o mais recente vídeo publicitário que a Google preparou para o seu browser. Ele é rápido, muito rápido. Tão rápido que…

Artigos relacionados:

Exit mobile version