A ideia não é nova e tinha sido já alvo de grande discussão. A Google pretendia eliminar o máximo de componentes visuais no seu browser, por forma a poderem permitir aos utilizadores concentrarem-se nas páginas que visitam.
Tudo começou em Fevereiro deste ano, com um email de Jeff Chang, gestor de produto do browser da Google, para a lista de programadores do Chrome. A sua ideia era fazer desaparecer a barra de endereços. Na altura foram apresentados vários modelos possíveis. Pois agora chegou ao Chrome a primeira implementação dessas ideias.
A mais recente versão do Chrome Canary para Windows (e também as versões do Chromium) têm já presente uma opção que permite que escondamos a barra de endereço e assim possamos aproveitar melhor a área de trabalho que o Chrome e o nosso monitor nos oferecem.
Esta opção será de extrema utilidade por todos os que têm de trabalhar em ecrãs mais pequenos ou em netbooks. Vão desta forma conseguir ganhar alguns pixeis e aumentar a sua área útil de utilização do browser.
Ao activarem esta opção, a barra de endereço do Chrome é eliminada da interface e passa a estar presente apenas a vosso pedido. Todos os botões que fazem também parte desta barra são realocados e reposicionados juntos da zona dos separadores. Os botões de avanço ou recuo passam a estar na zona esquerda dos separadores e o acesso aos menus passa a estar na zona direita.
A activação da opção Compact Navigation é feita na página de activação das experiências do Chrome. Escrevam about:flags na barra de endereço e procurem-na junto ao final. Depois de activada vão ter de reiniciar o vosso browser.
Ao relançarem o browser não vão notar qualquer diferença, mas se carregarem com o botão direito em cima de um qualquer separador vão ter presente uma nova opção – Hide the toolbar. Escolham-no e vão ver a barra de endereço desaparecer.
A partir de agora passam a ter esta interface sempre activa. Como é natural, existe a possibilidade de chamar a barra de endereço para que procedam a alguma alteração que pretendam ou para aceder a uma nova página.
A forma de chamarem a barra de endereço é através da utilização da sequência de teclas Ctrl+l. Sempre que abrirem um novo separador (Ctrl+t ) esta estará também presente. De notar que a barra vai aparecer mais curta e centrada no separador em utilização. A barra será escondida após algum tempo sem utilização.
As alterações agora apresentadas não são consensuais entre os utilizadores do Chrome. Quando esta noticia foi apresentada no Pplware as opiniões divergiram e muitos dos utilizadores se mostraram desagradados com a sua possibilidade.
Lembramos também que muitas das experiências que a Google lança nas versões de teste do Chrome não chegam a passar para as versões mais estáveis. Por outro lado esta opção está apenas disponível para quem a quiser activar, o que pode indicar que será apenas uma opção e que os utilizadores podem ou não utiliza-la.
É mais uma experiência que a Google faz no seu browser, com vista a melhorar a sua utilização e a torná-lo ainda mais apelativo. Esperemos para ver como evolui esta opção e muitas outras que foram aparecendo.
Artigos relacionados: