Pplware

China diz que movimento de segurança da Google é inaceitável

A relação turbulenta que existe entre a Google e a China já não é de agora. Em 2010 a empresa norte-americana decidiu retirar-se totalmente da China, isto porque a China tem o mais extenso e sofisticado sistema de censura do mundo, o Great Firewall.

Desde essa altura, a relação tem vindo a degradar-se, com ataques de parte a parte, como aconteceu no ano passado, onde a China decidiu bloquear o serviço Gmail da Google no país. Agora está aberta uma nova ferida entre ambas as partes.

Este desentendimento parece não ter fim. Segundo um engenheiro de segurança da Google, numa recente publicação realizada no blog de segurança da empresa, a Google terá encontrado certificados digitais não autorizados em vários domínios da empresa pertencentes tanto à CNNIC como também a uma empresa denominada de MCS Holdings.

Situação que levou a gigante norte-americana a afirmar que estas duas empresas estariam implicadas numa enorme vulnerabilidade de segurança e que iriam revogar a confiança em todos os seus certificados digitais. Esta quinta-feira, a CNNIC denuncia que esta atitude, tomada por parte da Google, é inaceitável e incompreensível.

A decisão tomada pela Google é inaceitável e incompreensível para a CNNIC e, entretanto, a CNNIC pediu que a Google tivesse em consideração os direitos e os interesses dos utilizadores.

CNNIC em um comunicado publicado em seu site

Entretanto, é de salientar que não foi apenas a Google a tomar esta decisão. A Mozilla e a Microsoft já anunciaram que estão também a revogar a confiança em todos os certificados digitais da MCS.

Em resposta a tudo isto, o Ministério do Exterior da China, através do seu porta-voz oficial, rejeitou todas estas acusações a alerta a Google para a gravidade de serem feitas acusações sem serem apresentadas provas.

 

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version