Pplware

China vai criar a sua própria versão da Wikipédia

A Wikipédia é a maior fonte de informação da Internet. Gerida e alimentada por toda a comunidade, controla-se a si mesma sem qualquer censura.

A China anunciou agora que vai criar a sua própria versão da Wikipédia, preparando-se para contratar 20.000 pessoas para a alimentar com informação.


O acesso à Internet na China é, como todos sabem, limitado e controlado de forma férrea pelo estado. No país que mais internautas tem, apenas é possível aceder a um conjunto de sites e à informação que está autorizada.

Sendo a Wikipédia um dos muitos sites a que os internautas chineses querem aceder, a China resolveu tratar deste problema e anunciou que em 2018 o país irá ter a sua própria versão.

As 20 mil pessoas que vão ser contratadas vão trabalhar para garantir que a versão chinesa da Wikipédia vai ter 300 mil entradas e que cada uma terá cerca de mil palavras cada. Os conteúdos vão ser gerados e geridos por professores das principais universidades do país e escolhidos de forma criteriosa.

A ideia de Yang Muzhi, o mentor deste projeto, não é criar versões próprias dos temas e conteúdos, mas sim torná-los melhores e mais ricos, fornecendo toda a informação necessária.

Os muitos gigantes tecnológicos que existem na china, como o Baidu ou o Qihoo 360, já têm as suas versões próprias da Wikipédia, mas acabam por ficar muito longe do que a enciclopédia da Internet fornece.

Não é claro qual o nível de influência e controlo que o estado chinês vai ter na criação da “Great Wall of culture”, mas dada a situação da China no que toca a controlo de informação, deverá ser muito grande.

Via: South China Morning Post

Exit mobile version