Pplware

China bloqueia serviço da Reuters

Os serviços noticiosos internacionais presentes na China têm estado inacessíveis nos últimos tempos, diversas vezes. A par disso, recentemente houve um apagão de serviços como do Bloomberg News, do New York Times e da News Corp’s Street Journal.

Estes apagões acontecem, normalmente, quando alguns destes órgãos de comunicação social internacionais publicam histórias sobre as quais o governo chinês é sensível e, agora, chegou a vez da Reuters.

O site de notícias internacional Reuters, tanto a sua versão em inglês como em chinês, ficou esta sexta-feira (20 de Março) inacessível na China, depois de, na noite anterior, já muitos utilizadores terem detectado dificuldades em aceder ao mesmo. Quanto a este apagão, a Reuter afirma não perceber a razão para que o mesmo tenha acontecido.

De forma a esclarecer toda esta situação, o porta-voz da agência de notícias internacional contactou, via correio electrónico, a The Cyberspace Administration of China, organização que controla e regula todo o tráfego na Internet no país, pedindo uma explicação. Explicação esta que ainda não foi dada, uma vez que a CAC não fez qualquer comentário à situação.

 

A Reuters tem o compromisso de praticar o jornalismo justo e preciso em todo o mundo. Reconhecemos a grande importância das notícias sobre a China para todos os nossos clientes, e esperamos que os nossos sites sejam restaurados na China em breve.

Mensagem de correio electrónico enviada pelo porta-voz da Reuters

A Reuters pertence ao grupo Thomson Reuters Corp que, para além de vender serviços de notícias, vende também serviços de dados financeiros para diversos clientes na China. Os restantes serviços do grupo continuam operacionais e a poderem ser acedidos por qualquer o utilizador, o que não deixa de causar alguma estranheza à agência noticiosa.

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM  

Exit mobile version