No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Hoje vamos conhecer as novidades do novo Gnome 3.20
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. O Gnome é um dos ambientes gráficos mais usados, fazendo parte de várias distribuições como, por exemplo, Red Hat Enterprise Linux, Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME entre outras.
Quais as novidades do Gnome 3.20?
O Gnome 3.20 Delhi traz várias novidades das quais se destacam:
Novas funcionalidades no gestor de imagens
Com o Gnome 3.20 as funcionalidades de edição voltaram ao gestor de imagens. As novas funções de edição são simples e fáceis de usar. É possível aplicar efeitos a fotos, rodar, redimensionar, cortar, etc.
Atalhos
Ao nível dos atalhos o Gnome 3.20 também melhorou significativamente, sendo mais fácil de editar os mesmos.
Acesso a controlos multimédia
Com esta nova versão os controlos multimédia passam a estar integrados na área de notificações.
Melhorias significativas na app Polari (cliente de IRC)
Esta nova versão do GNOME marca também o lançamento de uma grande actualização da app Polari que passa a incluir novas funcionalidades e a garantir melhor segurança.
Melhorias ao nível da pesquisa de ficheiros
Ao nível das pesquisas de ficheiros há também novidades. A interface está mais organizada, rápida e responsiva.
Todas as novidades podem ser consultadas aqui