A ANACOM fez saber recentemente que o preço das chamadas para números 707 e 708 vão baixar drasticamente.
Segundo a autoridade das comunicações, o preço vai baixar entre 10% e 48%, consoante as chamadas para esses números sejam feitas a partir de um telefone fixo ou móvel, respetivamente.
Chamadas para números 707 e 708 mais baratas…
Os números telefónicos começados por 707 e 708 estão associados a empresas ou outras entidades para obter informações diversas, ou entregar donativos. No caso das chamadas para estes números serem feitas a partir de um telemóvel o preço definido pela ANACOM é de 0,13 euros por minuto (sem IVA), contra 0,25 euros (sem IVA) por minuto que custam atualmente, o que se traduz numa redução de 48%.
Nos casos da origem serem telefones fixos, o preço desce 10%, para 0,09 euros por minuto (sem IVA), contra 0,10 euros (sem IVA).
Estas reduções têm em consideração a diminuição, ao longo dos últimos anos, dos preços grossistas nas chamadas móveis e a necessidade de existirem margens consistentes entre os diversos tipos de chamadas, fixas e móveis, para estes números.
Segundo a ANACOM, os novos preços máximos retalhistas permitirão no mínimo uma poupança anual global para os utilizadores finais na ordem dos 6 a 7 milhões de euros. Releva-se que a fixação de um preço máximo de retalho não impede que os prestadores detentores de numeração “707” e “708” apliquem preços mais baixos que os tetos tarifários estabelecidos na deliberação da ANACOM, pelo que a poupança anual para os utilizadores finais poderá ser superior.
Pode ainda ler aqui algumas recomendações da ANACOM.