Pplware

CEO da Nokia diz que a personalização será a queda do Android

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM Nestes últimos dias, temos visto um enorme movimento positivo para a Nokia, contudo, nem para todos este “movimento positivo” da Nokia é bem visto.

Numa recente entrevista feita por Thomas Ricker, The Verge a Stephen Elop (Presidente e CEO da Nokia), falou que, a personalização feita no Android é um dos pontos fracos do sistema operativo móvel da Google, e que levará o Android a cair.

“In terms of (Windows Phone) doesn’t allow for the Sense UI or whatever, I would suggest that one of the biggest challenges facing that particular ecosystem is the fact that there is more and more of that going on. And when I go into the store and look at what that brand was supposed to stand for, I’m not quite seeing it — it’s just unclear what the standard is for the user experience.”

A personalização feita no Android é certamente uma estrada de duas vias. Em alguns casos, a personalização que é feita no Android mancha o nome e leva a que as marcas / operadoras façam actualizações atrasadas, devido às alterações que são feitas.

Mas, por outro lado, os níveis de personalização profunda que é feita no Android, é o que faz o Android ser o que é.

Por exemplo, empresas como a HTC têm-se diferenciando das restantes empresas usando a interface Sense com todas as características que esta interface traz. A Motorola está constantemente a trabalhar em melhorias da interface, o mesmo faz a Samsung. As duas empresas são agora as melhores, fazendo com que algumas pessoas prefiram o Samsung Galaxy S II só por causa dos extras que o TouchWiz fornece.

Para além disso, as interfaces secundárias, poderiam ser uma grande mudança, quando o ICS for disponibilizado. Veja o exemplo do Honeycomb. Os fabricantes adicionaram softwares personalizados e aplicações para os tablets, mas a interface principal nunca se afastou da experiência original dada pelo Honeycomb. Se uma semelhante abordagem for feita no ICS, os atrasos de actualizações será uma coisa do passado.

Se a personalização for só feita por software personalizado, os alicerces do sistema serão sempre os mesmos, nunca havendo grandes diferenças de versões para versões.

Assim sendo, quando saísse uma nova versão, a actualização seria feita muito mais rápida, uma vez que bastava actualizar os alicerces do sistema e manter a interface.

Como por exemplo faz a HTC, o Android personalizado pela empresa, não vai além da interface Sense, o que faz com que a HTC, seja a empresa mais rápida a fornecer actualizações.

Se pensarmos bem, o que o Stephen Elop disse, até tem algum sentido.

Marcas como a Samsung, demoram muito tempo a disponibilizar actualizações, porque fazem uma personalização para além da interface, e quando sai uma nova versão, têm de voltar a fazer toda a personalização novamente, e isso demora tempo.

Tal como referiu este senhor, se a personalização for só na interface mantendo toda a estrutura do sistema, as actualizações serão feitas muito mais rápidas, uma vez que basta aplicar a interface na nova versão. [via]

Pergunta: Acham que este senhor tem razão naquilo que diz sobre a abordagem que a maioria das marcas / operadoras têm levado? Ou simplesmente disse o que disse, para tentar fazer com que o Android perca o prestígio que tem?

Exit mobile version