Pplware

Cartão de banda magnética avariou! Será o telemóvel o culpado?

Já tentou usar um cartão de crédito/débito ou outro tipo de cartão com banda magnética e o mesmo não funcionou? Por norma passamos o cartão pelas calças e às vezes temos boas notícias. Se o cartão deixou mesmo de funcionar é comum dizermos que a culpa é do telemóvel.

Será mesmo que o telemóvel consegue danificar um cartão?


Cartões com banda magnética desmagnetizados?

É verdade que estamos perante o fim dos cartões de banda magnética. Como já revelamos, a nova diretiva europeia sobre serviços de pagamentos obriga a novas medidas de segurança. As bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para realizar pagamentos. Os pagamentos só podem ser realizados com cartões com chip. As cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro.

Atualmente existem três tipos de cartões: os cartões com banda magnética, os cartões com chip e os cartões contactless. De referir que poderemos ter um cartão com chip que é também contactless.

É verdade que os cartões com banda magnética estão suscetíveis à sua desmagnetização (passagem de um material ferromagnético para um estado de magnetização).  É também verdade que os smartphones possuem pequenos ímanes, em alguns componentes, que poderiam ajudar na desmagnetização dos cartões. No entanto, devido ao isolamento que estes possuem, o campo magnético criado é fraco.

Há, no entanto, outros objetos que pode contribuir para essa desmagnetização. Exemplo disso são os fechos, com íman, das malas, suportes magnéticos para telemóveis, porta-chaves com ímanes, entre outros.

As bandas magnéticas são compostas por 3 pistas, com características diferentes entre si. As Bandas Magnéticas podem ainda ser de 2 tipos: baixa ou alta coercividade. As bandas de alta coercividade são mais resistentes à desmagnetização e podem muitas vezes ser diferenciadas pela sua cor – preto para alta e castanho para Baixa coercividade.

Exit mobile version