Pplware

O carro autónomo da Apple afinal vai ser apenas software

Há muito que se fala da possibilidade da Apple criar um carro eléctrico autónomo. Os rumores têm-se acumulado, muitas vezes dando como certa a sua criação.

Mas, segundo uma informação agora chegada, a Apple terá reformulado todo o seu projecto e, em vez de um carro, irá apenas desenvolver o software para ser usado em carros com estas características.

Desde 2014 que se fala do projecto Titan. O carro da Apple era cada vez mais uma realidade e muitas informações foram surgindo, sempre apontando como certo o seu desenvolvimento.

Este seria, segundo se sabe, um dos maiores projectos da empresa dos últimos anos e teria ao seu dispor todos os recursos necessários. A ideia era criar um carro eléctrico que, inicialmente, se falou ser também autónomo, capaz de concorrer com o que a Tesla e outras marcas têm já no mercado.

Mas a informação avançada pela Bloomberg dá agora conta de que a Apple reformulou este seu projecto e que o seu foco será criar software para veículos autónomos, que poderá ser usado por parceiros da Apple da indústria automóvel.

As principais causas para esta mudança de rumo da Apple não são directamente culpa da empresa mas sim de parceiros com quem teria de trabalhar e que não iam conseguir garantir o acordo que a empresa necessitaria, da mesma forma que controla a produção dos seus smartphones, tablets e computadores.

Nos últimos meses, este projecto vinha já a perder força e posição dentro da Apple. Das várias centenas de funcionários que estavam afectos ao Projecto Titan, muitos foram dispensados, voltaram às funções anteriores ou receberam novas. Esta situação vinha já a ser avançada por outros meios de comunicação e seriam o prenúncio do fim deste projecto.

Resta, assim, ver o que a Apple irá criar, agora que se vai focar apenas no software que controla e dirige os carros autónomos. Quem beneficiará com isto é a indústria automóvel, que assim vê chegar um fornecedor de uma área que ainda não está a ser explorada.

Bloomberg

Exit mobile version