Pplware

Cabos USB-C baratos podem matar o seu telefone ou computador

Não é segredo nenhum que os cabos, quer os de ligação aos carregadores quer os de dados, têm de ser de qualidade ou poderão causar danos severos nos equipamentos. Ainda há dias vimos isso.

Agora Benson Leung, um engenheiro da equipa do projecto Google Pixel, arriscou o seu Chromebook Pixel de 1500 dólares, ligou um cabo rasca USB-C para USB-A para carregar o computador e fritou-o.

Mas como foi isto acontecer?

A vida deste engenheiro é também testar estes cabos que existem no mercado. Na segunda-feira passada, Leung recebeu um cabo barato vindo da Amazon e quando o ligou… este simplesmente destruiu todo o material de teste, incluindo o seu computador.

De acordo com o mesmo, na sua página do Google Plus, o cabo “SurjTech 3M USB 3.1 Type C para Standard Type A” foi fabricado de forma imprópria, pobre com alguns fios necessário soldados incorrectamente e outros até nem estavam soldados (ou nem existiam).

Embora este cabo da SurjTech já não esteja à venda na Amazon, este não é o único, como explica o engenheiro da Google. Estes cabos poderá infringir danos graves no seu computador ou mesmo no seu smartphone.

 

Cabo USB Tipo-C para USB Tipo-C é seguro

Se utiliza um cabo Tipo-C para Tipo-C então estará mais seguro. Ambas as fichas têm a mesma quantidade de energia de entrada e é precisamente essa a intenção deste cabo. O dano eléctrico nos cabos USB-C acontece quando é injectada uma quantidade de energia em excesso ou o inverso, energia a menos.

Segundo o que foi apurado é que o problema está nos cabos que são Tipo-C para Tipo-A porque basicamente quando pensamos em USB está implícita a porta do Tipo-A e no fabrico destes cabos muitos maus fabricantes simplesmente soldaram do outro lado uma ficha Tipo-C não respeitando as regras deste novo formato.

Os cabos Tipo-A nunca foram desenhados para suportar a intensidade de 3 amperes (“3A”) de energia que um dispositivo USB-C necessita para funcionar. Também não foi desenhado para regular a energia como um cabo Tipo-C.

A única forma destes dois tipos poderem funcionar em conjunto é fabricar os mesmos com um método muito específico, o que não é possível verificar isso a não ser que cada ficha seja aberta para termos a certeza desse cuidado e respeito pela regra aquando do seu fabrico.

A aparência deles podem até confundir o utilizador e dar a impressão que é um cabo de qualidade, mas como é aqui descrito, se vir um cabo destes nunca o compre, para bem da saúde dos seus dispositivos.

 

Cabos USB-C – Então o que devo comprar?

Provavelmente, se tem um OnePlus 2 ou um Nexus 6P, poderá querer comprar um cabo USB-C. Para que não compre algo errado, tenham em atenção esta lista que Benson Leung disponibilizou aqui.

Exit mobile version