O tempo não apaga nem cura tudo, mas motiva adaptações. Caso disso é este bunker da Segunda Guerra Mundial utilizado, agora, como casa de férias. Aparentemente, a procura é grande!
Colocado em funcionamento no início de 1941, o Bunker Transmitter fazia parte do sistema de radar Chain Home do Reino Unido, a primeira rede de radares de alerta antecipado do mundo, tendo sido fundamental durante a Batalha da Grã-Bretanha. Acabou por ser desativado, em 1956.
Agora, quase 80 anos depois da Segunda Guerra Mundial, a Corstorphine & Wright e os engenheiros da Symmetrys redesenharam-no e transformaram o bunker de betão numa casa de férias, no sul de Inglaterra.
O design dos bunkers é completamente único e não existem pormenores estandardizados para lidar com um edifício deste tipo.
A parte mais difícil do projeto foi a pormenorização para manter o betão interior original, ao mesmo tempo que o isolava e impermeabilizava.
Explicou o arquiteto Jonny Plant, diretor da Corstorphine & Wright, ao New Atlas.
Além disso, partilhou que a formação da abertura “bombástica” também representou um desafio, na medida em que queriam brincar com a história do bunker. Em vez de um simples recorte, formaram uma abertura que poderia ter sido resultado de um explosão real.
Bunker pode ser alugado a qualquer pessoa
O outrora bunker mede 60 metros quadrados e conta com um fogão a lenha, uma casa de banho, dois quartos e uma sala de jantar.
Num anúncio no Sykes Holiday Cottages, os hóspedes não poupam elogios a este refúgio carregado de história. Por exemplo:
Reservei-a como uma surpresa para o meu marido, que está a recuperar de uma doença grave. Ele tem um grande conhecimento e amor pela história militar e naval, por isso, pensei que seria perfeito. E foi. Um refúgio lindamente convertido, literalmente. Vistas deslumbrantes sobre a paisagem e o mar. Só saímos do bunker uma vez para dar um pequeno passeio.
Escreveu uma hóspede identificada como Catherine.
O bunker está totalmente reservado até setembro de 2023, inclusive, com datas a partir de outubro. O mínimo para reserva são duas noites, por cerca de 800 euros à taxa de câmbio.