O Windows 10 tem estado no topo da lista dos assuntos mais falados nas últimas semanas. São várias as novidades que se esperam que surjam, para se juntarem a todas as que já foram lançadas e vista na versão Technical Preview que foi tornada pública.
Algumas dessas novidades têm estado guardadas para o evento que decorrerá no final de Janeiro, onde se espera conhecer muito mais do novo Windows 10.
Mas esse evento pode agora estar ultrapassado, com o tornar público da build 9901 do Windows 10, de forma não oficial.
Esta nova versão do Windows 10, que se pensa poder ser a que está preparada para ser tornada pública no evento de Janeiro, traz alterações profundas à interface, novas aplicações e um pequeno extra de que se vem a falar há já alguns dias.
A nova versão surgiu de forma não oficial na Internet e muitos têm estado já a testá-la, vendo todas as novidades que a Microsoft incluiu.
Finalmente está presente a Cortana, integrada de forma plena na barra de tarefas e com a capacidade de pesquisar toda a informação que o utilizador pretender encontrar.
Esta integração da Cortana no Windows 10 não é nova e vinha já a ser vista há algumas semanas, mas finalmente foi incluída de forma definitiva e com a interface que deve ser a final.
Mas existem outras novidades nesta nova versão. Passa a existir uma aplicação dedicada à XBox dentro do Windows, que fará a ponte entre a consola de jogos da Microsoft e o seu sistema operativo.
Esta nova aplicação passa a integrar todas as diferentes aplicações que existiam nas versões anteriores do Windows, garantindo agora que tudo está no mesmo local e disponível de forma centralizada.
Vai ainda existir uma mudança estética na interface do Windows, sendo esta na globalidade das aplicações e também nas barras das janelas das aplicações Modern.
Foi preparada, e ainda não está terminada, uma nova versão da loja de aplicações do Windows. Esta nova versão pretende ser adaptada para todos os tipos de ecrãs e ser assim mais usável.
São várias as novidades que esta nova versão do Windows 10 apresenta, com muitas delas a serem completamente novas e nunca antes faladas. Outras dessas novidades foram já vistas em versões preliminares e incompletas, estando agora mais maduras e utilizáveis.
Caso seja esta a versão prepara para o evento de Janeiro, então a aposta da Microsoft está perto de ser ganha, mostrando um Windows completamente redesenhado e com novas e muito interessantes funcionalidades.