A Apple estreou um número de úteis e inovadoras funcionalidades no Mac OSX Lion. As novidades reflectem-se no campo da usabilidade mas também numa infraestrutura muito mais segura. Mas… nem tudo têm sido rosas para quem migrou para o Mac OSX. O novo sistema da Apple tem tudo para se tornar bastante robusto, mas existem alguns factores menos positivos que podem ocorrer e que apresentamos de seguida.
O salto foi grande e abrangente mas não foi perfeito. Já com um novo update na calha a Apple tenta colmatar alguns problemas identificados e em vias de serem resolvidos, contudo estas são as queixas que mais se fazem ouvir nos fórums de suporte da Apple:
Crash ocasional de sistema
O Mac OSX Lion deixa de funcionar e é mostrado um ecrã preto. A única forma de recuperar o sistema é realizar um hard reset (carregar no botão de on/off) do seu equipamento. O congelamento do sistema é aparentemente originado por um problema nos controladores da placa gráfica da NVIDIA. Uma forma de o mitigar é utilizar a ferramenta gfxCardStatus para forçar o uso do sistema da placa gráfica integrada da Intel. Existe outra dica para este problema: navegue até ~/Library/Preferences/ByHost/ (esta pasta está escondida por predefinição. Vá ao menu do Finder, escolha a opção IR. Agora clique sem largar na tecla Opções (alt) e cole o caminho deixado atrás) agora apague todos ficheiros que contenham “windowserver”, feito isto reinicie o seu Mac. Este processo poderá ser necessário repetir se o seu Mac estiver ligado a um ecrã externo.
Desconexão Wifi
A ligação Wifi desliga-se da rede a que estava ligada, a única forma de voltar a estabelecer a ligação é desligar e voltar a ligar o adaptador Wifi. Outra forma mais avançada é criar um script que faça um ping periódico ao router a que está ligado. Uma solução temporária, e mais avançada, é criar um script que envie um ping periódico ao gateway a que a wifi se encontra ligada.
Baixa autonomia nos MacBook Pro
O Lion traz uma séria regressão no que se refere à autonomia dos MacBook Pro. As razões não são ainda conhecidas mas pode se dever ao facto do Lion não terminar os processos relativos às aplicações de forma instantânea. A incapacidade de mudar a utilização da placa gráfica da Nvidia para a integrada da Intel (originada pelo problema dos controladores da NVIDIA), pode ser também uma das explicações.
Reprodução de ficheiros de vídeo causa crash nos novos iMacs
Aparentemente alguns dos principais formatos de vídeo nomeadamente Quicktime, Avi, MKV e Flash causam um freeze do sistema nos novos iMac. Pode mais uma vez estar relacionado com os problemas de reescalonamento do GPU gráfico. Alguns destes problemas que estão a ser motivo de queixas de alguns utilizadores, permanecem inalterados desde as versões developer do Lion, e ao que parece estes problemas passaram inexplicavelmente despercebidos pela Apple. [via]
Dicionário de Português
Pessoalmente não tenho nenhum destes problemas, noto que algumas aplicações ainda apresentam alguma latência a responder, o dicionário do Lion não é “estável”. Cada máquina tem as suas configurações e há necessidade da Apple lançar o update que se fala estar preparado. Se ainda não actualizou para o Lion, será uma boa opção esperar que a Apple lance actualizações para resolver estes problemas. Caso já tenha actualizado, e sofre destes sintomas ocasionalmente, as dicas que lhe deixámos em cima podem ajudá-lo a reduzir os sintomas. De qualquer forma esperamos pelo feedback dos nossos leitores.
Pergunta: Tem tido algum problema até agora derivado do Upgrade para o Mac OSX Lion?