As falhas e os bugs nos sistemas operativos são algo que podem acontecer em qualquer situação, por mais desenvolvimentos e testes que sejam feitos por parte dos seus criadores.
É uma realidade que acontece a todos e que, na maioria dos casos, é resolvida de forma rápida e eficiente por quem os desenvolve.
Surgiu agora mais uma falha de segurança no iOS 6 e que permite que qualquer iPhone veja o bloqueio por código numérico ultrapassado de forma simples e rápida.
Esta situação não é original no caso do iOS e a Apple tem já um historial de situações idênticas no passado. No entanto não é o único fabricante a apresentar estes problemas.
São conhecidos os casos que afectaram da mesma forma o iOS 5.01, o iPad e a SmartCase no caso do iOS 5 e até outras falhas mais gerais.
Todos estes problemas foram de imediato resolvidos pela Apple em actualizações posteriores e que sanearam todos os problemas.
A falha agora descoberta permite, tal como as outra, que qualquer pessoa possa ter acesso à aplicação de chamadas do vosso iPhone e que fique com a possibilidade de, para além de fazer ou receber telefonemas, aceder aos vossos SMS’s ou contactos..
A forma de o fazer é simples, requer apenas alguns passos e, claro, o acesso físico ao equipamento. Caso queiram testar esses mesmos passos e ver a facilidade com que qualquer pessoa possa ter acesso ao vosso iPhone podem seguir os passos abaixo indicados.
Primeira Parte
- Ligar o iPhone, desbloquear e aceder a Chamadas de emergência
- Carregar no botão de power (em cima) e esperar até que surja a opção de desligar. Carregar em Cancelar
- Marcar 112, carregar no botão verde (ligar) e de seguida no vermelho (desligar)
- Desligar o iPhone e voltar a ligar (botão de Power)
Segunda Parte
- Aceder ao ecrã de desbloqueio por código
- Pressionar o botão de Power durante aproximadamente 3 segundos e, imediatamente antes de aparecer o ecrã Desligar, carregar no botão Chamadas de emergência
- Sem deixar de pressionar o botão de Power carregar no botão central do iPhone (Home)
Após executarem esses passos vão estar no ecrã principal do iPhone, com acesso pleno ao equipamento e sem quaisquer restrições.
Este processo não é directo e simples, mas pode ser visto e compreendido melhor no vídeo que disponibilizamos abaixo.
Como puderam ver este processo é simples e qualquer pessoa o pode fazer sem grandes complicações ou dificuldades. Mostra que o iOS 6 está vulnerável a este problema e que devem ter algum cuidado com o vosso iPhone.
Como é natural espera-se para breve uma solução para este problema por parte da Apple. O iOS 6 tem estado a mostrar problemas grandes e graves, mas que a Apple irá com certeza solucionar.