O browser da Google tem continuamente desenvolvimentos que o tornam um dos mais avançados e com as melhores características, que vão muito além da simples navegação na Internet. É já um sistema operativo completamente operacional e que muitos usam no seu dia-a-dia, entre muitas outras coisas.
Um dos últimos desenvolvimentos que foram detectados nas versões de testes foi a criação de perfis controlados, que podem ser usados como controlos parentais ou para limitar o acesso à Internet.
O Chrome permite já há bastante tempo que usemos vários perfis, em que cada um é completamente isolado e com as suas configurações.
Esta novidade agora detectada na versão Canary, a versão de testes imediatamente seguinte ao Chromium, vem mostrar que a Google está a desenvolver a capacidade de termos perfis, mas com controlo apertado dos sites a que podemos aceder.
Esta funcionalidade está ainda a ser desenvolvida e não existe qualquer previsão para a sua disponibilização na versão estável do Chrome, mas a sua presença na versão Canary mostra que está a ser desenvolvida e que em breve chegará a todos.
Apesar de ainda estar a ser criada, pode ser já testada e serem vistas as suas funcionalidades.
A forma de criação destes utilizadores é em tudo idêntica à forma como hoje o podem fazer, com a simples diferença de que podem indicar que essa é uma conta controlada.
Depois de criada a conta é mostrada informação adicional e indicado um site da Google (www.chrome.com/manage), onde vão poder gerir essas contas e definir quais os sites que estas podem aceder e outra informação.
De momento este site ainda não está disponível e por isso toda a parte da gestão não está ainda funcional.
Na perspectiva do utilizador, o controlo será visível através dos ícones presentes e que podem ser clicados.
Alguma informação sobre estes novos utilizadores e a sua funcionalidade pode ser encontrada no endereço do Chrome: chrome://settings/managedUserLearnMore.
Basta que a escrevam no vosso Chrome Canary e vão encontrar essa informação.
Caso queiram testar esta nova funcionalidade, se bem que ainda não estando plenamente funcional, devem ter instalada a última versão Canary do Chrome e activadas duas flags (chrome://flags), referentes a esta funcionalidade, nas configurações do Chrome.
Mais uma vez a Google torna o seu browser único e com funcionalidades que apenas ele tem. São estas que o tornam, para muitos, o melhor browser da actualidade.