Os drones são, sem qualquer dúvida, um dos gadgets que marcaram o ano de 2015. Cada vez mais robustos e acessíveis, estes equipamentos têm sido um recurso utilizado em diferentes vertentes e áreas.
No Rio de Janeiro, os Bombeiros começaram ontem a utilizar um drone com uma bóia salva-vidas, como forma de ser mais um reforço ao salvamento de pessoas que se estão a afogar.
A iniciativa teve início nesta quarta-feita, dia 23 de Dezembro, no primeiro dia da “Operação Verão 2016” e trata-se do novo equipamento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Ao identificar uma vítima que se encontre em perigo de afogamento, o drone desloca-se e larga uma bóia de salvamento.
Trata-se de um grande reforço à prevenção e auxílio de afogamentos e, para já, o drone irá apenas actuar na praia de Copacabana.
Segundo o coronel Ronaldo Alcântara, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, este equipamento irá aumentar as possibilidades de sobrevivência das pessoas que se encontram em risco de afogamento, afirmando ainda:
O drone leva a bóia e localiza a posição exacta de uma vítima com a ajuda de uma câmera acoplada e, de seguida, solta a bóia. Desta forma, a pessoa pode manter-se à tona enquanto espera pela equipa de resgate até um local seguro.
Mais uma iniciativa de louvar que poderá ajudar a salvar muitas vidas.