Numa visita à Bosch Portugal, com destaque para a unidade de Braga, ficamos a conhecer uma empresa que é das mais importantes para o país quer no capital humano, quer mesmo em termos de valor gerado no mercado.
Segundo as informações reveladas pela própria empresa, a Bosch aumentou vendas em Portugal em 37% para 1,5 mil milhões de euros. A par disso, o capital humano também aumentou cerca de 12% em 2017 para mais de 4.450 colaboradores.
A empresa, que trabalha, por exemplo, com os maiores players do mundo na área automóvel, referiu que o seu crescimento foi impulsionado pela área de Soluções de Mobilidade. Não é de estranhar que o mercado da tecnologia esteja na base deste impulso e que a Bosch, como fornecedora líder global de tecnologia e serviços, tenha terminado o seu ano fiscal de 2017 em Portugal com vendas no valor de 1,5 mil milhões de euros. A unidade de Braga é responsável por 68% desta receita.
No mercado local, a Bosch Portugal registou vendas consolidadas de 241 milhões de euros, 14% acima em relação ao período homólogo. Esta atividade não está dissociada da relação interna com o país, isto porque a gigante alemã investiu em Portugal 84 milhões de euros, especialmente na expansão das fábricas em Aveiro, Braga e Ovar a fim de atender à procura crescente de clientes, mas também na expansão dos centros locais de investigação e desenvolvimento (I&D).
O crescimento sólido verificado em todas as nossas unidades é sustentável e será apoiado por um aumento das nossas atividades de I&D em Aveiro, Braga e Ovar, o que contribui para a competitividade das nossas fábricas.
Estamos a investigar, desenvolver e produzir soluções em negócios estratégicos para a Bosch tais como as casas e cidades inteligentes e as soluções de mobilidade.
Referiu Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.
Fim dos veículos a Diesel? A Bosch apresentou uma solução
A Bosch reforçou a sua posição como um dos maiores exportadores em Portugal com um rácio de exportação superior a 90% da sua produção para mais de 50 países em todo o mundo.
Ao nível mundial, a Bosch fechou o exercício de 2017 com uma faturação de 78,1 mil milhões de euros, um crescimento de 6,8% face ao ano anterior, e com um número total de 402 mil trabalhadores repartidos por todo o mundo.