É já a partir de 12 de outubro, deste ano, que cerca de 3000 postos de abastecimento de combustível (só em Portugal) terão novos símbolos. Esta alteração deve-se à aplicação da norma NP EN 16942:2017 associada à rotulagem dos combustíveis.
Conheça já quais serão os novos símbolos e o que significa cada um deles.
A norma NP EN 16942:2017 foi recentemente publicada e visa definir novos identificadores que permitirão ajudar os consumidores a verificar se selecionam corretamente o “combustível alternativo” adequado para o seu veículo.
Com esta alteração espera-se que os enganos na hora do abastecimento deixem de existir uma vez que os veículos novos e todos os postos públicos de abastecimento de combustível/estações de reabastecimento, terão de ser identificados. De referir ainda que esta rotulagem será universal para todas as infraestruturas de combustíveis alternativos da Europa.
Quais os novos símbolos?
Ao todo existirão 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases. Relativamente às gasolinas, identificada com a letra “E” de etanol, temos símbolos circulares com a designação: E5, E10 e E85.
- E5 – 5% de etanol
- E10 – 10% de etanol
- E85 – 85% de etanol
Relativamente ao gasóleo, temos os símbolos quadrados B7, B10 e XTL. Neste caso o “B” é relativo a biodiesel.
- B7 – 7% de biodiesel
- B10 – 10% de biodiesel
- XTL – diesel parafínico
Relativamente as Gases, existem quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.
- CNG – Gás natural comprimido
- H2 -hidrogénio
- LNG -gás natural liquefeito
- LPG – Gás pressurizado líquido
Como referimos, estes novos símbolos apenas serão obrigatórios a partir de 12 de outubro. Até lá deverá ser disponibilizada mais informação por parte das empresas que atualmente atuam em Portugal.