Pplware

Blackberry processa Typo, fabricante de teclado para o iPhone

As marcas tentam a todo o custo proteger as inovações que trazem ao mercado. A Blackberry é conhecida por várias inovações e soluções únicas, mas o seu teclado pode muito bem ser o seu produto mais cobiçado e desejado.

Pois é precisamente por esse elemento que a Blackberry colocou em tribunal uma acção contra a Typo, uma empresa que promete trazer para o mercado uma capa para o iPhone que inclui um teclado físico.

O que o Typo pretende colocar no mercado é uma capa para o iPhone que em certa medida é inovadora e muito funcional. Para além da normal protecção que uma capa traz a um dispositivo móvel, esta inclui ainda um teclado completo e plenamente funcional.

O Typo estava previsto chegar ao mercado para entrega já nas próximas semanas, a um preço de 99 dólares, tendo começado a poder ser pré-encomendado desde o mês passado. Mas a Blackberry resolveu tentar impedir este lançamento.

A razão invocada pela Blackberry para esta acção prende-se com o teclado que está presente nesta capa e que a empresa Canadiana alega que viola as suas patentes relacionadas com teclados.

O empenho da empresa Canadiana é tal que emitiu um comunicado no seu site onde apresenta o caso e as suas razões para esta tomada de posição.

This is a blatant infringement against BlackBerry’s iconic keyboard, and we will vigorously protect our intellectual property against any company that attempts to copy our unique design.

From the beginning, BlackBerry has always focused on offering an exceptional typing experience that combines a great design with ergonomic excellence.

We are flattered by the desire to graft our keyboard onto other smartphones, but we will not tolerate such activity without fair compensation for using our intellectual property and our technological innovations.

Pelo que se pode ver no vídeo abaixo, as semelhanças entre esse teclado e os que nos habituámos a ver nos Blackberry são muito grandes. E a Blackberry não vai deixar passar esta oportunidade.

Esta não é a primeira vez que a Blackberry se faz valer das suas patentes, e em especial dos seus teclados. No passado já conseguiu que várias empresas se viram obrigadas a licenciar esta utilização para conseguirem evitar processos caros e morosos nos tribunais.

O Typo tem tudo para se tornar um sucesso, mas a Blackberry irá de certeza lutar para fazer valer as suas patentes e os seus registos, tentando que esta empresa pague pela utilização destas patentes.

Exit mobile version