A BlackBerry tem, ao longo dos últimos tempos, procurado novos mercados onde se possa enquadrar e recuperar parte da sua posição no mercado, algo que não se tem revelado fácil.
Com o negócio dos smartphones terminado, tendo entregue à chinesa TCL a sua exploração, é hora de se reinventar. O caminho poderá passar pelos veículos autónomos e o primeiro passo parece já ter sido dado.
Foi a própria BlackBerry que anunciou ao mundo a sua nova área de actuação. A ideia da empresa é criar um centro de investigação que irá desenvolver novas tecnologias a aplicar nos carros autónomos, uma área que cada vez mais está a ganhar visibilidade e a interessar a mais empresas.
Este novo centro de investigação deverá ter sido inaugurado esta segunda-feira e estará localizado nas instalações da QNX, subsidiária da BlackBerry.
Ao contrário do que a maioria das empresas tem vindo a desenvolver, a ideia da BlackBerry não é criar o seu próprio carro autónomo, nem desenvolver sistemas de algoritmos de inteligência necessários para estes carros. A ideia passa por criar as infra-estruturas que vão dar suporte a todos estes sistemas, que depois vão ser integrados nos carros que os fabricantes estão a desenvolver.
Segundo informações veiculadas, a BlackBerry estará já em negociações com, pelo menos, dois fabricantes automóveis para que estes usem os seus sistemas.
Para os seus testes iniciais, e como material de desenvolvimento, a BlackBerry obteve autorização para usar um Ford Lincoln. Este carro já circula pelas ruas da cidade de Ontário e consegue já ter uma autonomia elevada.
Esta poderá ser a área onde a BlackBerry conseguirá recuperar, voltando à sua posição dominante. É uma área onde terá de desenvolver de raiz todos os seus conhecimentos, mas que agora dá os primeiros passos onde se sabe ser o futuro.