Todos os principais sistemas operativos móveis têm estado a apresentar ou a melhorar os seus assistentes virtuais. São agora ferramentas essenciais em qualquer dispositivo móvel, para melhorar a utilização destes sistemas operativos e para ajudar os utilizadores.
Depois da Apple, da Google e também da Microsoft terem os seus assistentes em pleno funcionamento, é agora a vez da Blackberry anunciar o Blackberry Assistant, o seu assistente virtual pessoal.
Esta resposta da Blackberry ao Siri, Google Now e Cortana está já presente no mais recente modelo que a Blackberry apresentou.
O Blackberry Passport será uma nova ofertada da Blackberry, que rompe com tudo o que a industria está a criar, sendo completamente quadrado, com um ecrã generoso, um teclado físico bem ao estilo do que a Blackberry nos habitou e com o a mais recente versão do SO da Blackberry, a versão 10.3.
É precisamente esta nova versão que vai trazer para os utilizadores o Blackberry Assistant, que permitirá que comuniquemos com ele por voz, melhorando a cada interacção que seja feita.
A pesquisa pode ser feita também por escrita, incidindo os resultados sobre o conteúdo do equipamento, nomeadamente sobre as mensagens de email ou a agenda.
O Assistant terá a capacidade de ler emails, de ligar ou desligar funções como a lanterna, reconfigurar o smartphone ou as notificações e também de criar acções ou eventos, tais como lembretes ou entradas na agenda.
A apresentação que a Blackberry fez deste assistente foi ainda muito limitada, tendo ficado de fora alguns elementos essenciais.
Não foi explicado como será feita a activação do assistente, apesar de ter sido indicado que pode ser usado sem mãos, o que é vantajoso para quem quer interagir com o Assistant.
Claro que a eterna questão dos idiomas suportados não foi também coberta, não havendo qualquer indicação se o Português será suportado.
O Blackberry Assistant chegará com a próxima actualização do sistema operativo, a 10.3 e será disponibilizada de imediato.
Esta é a resposta da Blackberry à mais recente corrente que tem estado a atravessar os sistemas operativos móveis. Tal como os restantes assistentes prepara-se para ajudar os utilizadores a usarem de forma mais eficiente os sistemas operativos e também os dispositivos onde correm.