Pplware

BlackBerry: A crise agudiza-se

O mercado dos smartphones está em clara ascensão, mas na verdade nem todos os players neste mercado estão a acompanhar a tendência do mesmo. Um dos casos flagrantes é a RIM (Research in Motion), fabricante dos telemóveis BlackBerry. Esta empresa está agarrada a um mercado tradicional que não encontra eco no mundo actual. Se em tempos foi marca líder no mercado norte-americano, hoje está com franca dificuldade em manter-se atractiva ao público que quer evoluir para smartphones de última geração.

Este facto contribuiu claramente para um desinteresse por parte dos developers pois estes visam lucros directos, na venda das aplicações, ou indirectos resultante da publicidade vendida nos programas gratuitos descarregados pelos utilizadores. Se um sistema operativo deixa de ser atractivo, os investimentos por parte dos programadores são canalizados para outros mercados e principalmente para outros sistemas operativos.

Neste momento a RIM enfrenta esse dilema, algumas software houses, que fornecem as aplicações à AppWorld (loja online de aplicações para Blackberry), estão a deixar de suportar esta plataforma. A Seesmic anunciou na semana passada a desistência de suporte desta plataforma.

A RIM tem vindo a perder mercado. Se em Janeiro de 2011 representava 15.03% do mercado dos smartphones no mundo, hoje, pouco mais de 6 meses passados, apenas representa 12.14%, o que num mercado em forte crescimento é um decréscimo abismal. Num único dia a empresa viu as suas acções caírem 15% na bolsa de valores.

Mas quem é a Seesmic?

A Seesmic, Inc. é a empresa que desenvolve a aplicação Seesmic, uma poderosa ferramenta de colaboração que permite, entre outras funcionalidades, receber as actualizações do Facebook e do Twitter (já revisto aqui na versão para Windows 7 no pplware.com). Esta empresa emitiu um comunicado anunciando que a partir de 30 de Junho iria descontinuar o suporte para a plataforma Blackberry, em detrimento de outras plataformas mais populares tais como Android, iOS e Windows Phone 7.

Effective June 30th, Seesmic will discontinue support for Blackberry in order to focus development efforts on our most popular mobile platforms: Android, iOS and Windows Phone 7.

Apesar do tremendo sucesso num passado recente a RIM, talvez na urgência em manter o seu sistema a par da concorrência, tem lançado versões com inúmeros bugs obrigando a disponibilizar patches correctivos o que mancha a imagem da empresa.

O mercado está aprensivo e este factor poderá desencadear uma reacção em cadeia, o que valorizará outros sistemas mas afastará a RIM dos tempos prósperos que conheceu no passado. Certamente que os próximos lançamentos irão ditar o futuro do BlackBerry num mercado bastante concorrido como é o dos smartphones. fonte

Aos nossos leitores: haverá futuro para a plataforma BlackBerry OS?

Exit mobile version