A famosa sexta-feira negra, Black Friday que herdamos dos EUA, tem cada vez mais impacto nos hábitos de consumo dos utilizadores. Nesse sentido, este ano foi batido mais um recorde em compras online… Com os smartphones e o segmento mobile em destaque!
Tal acaba por realçar a crescente importância destes dispositivos nas nossas vidas. Mesmo no e-commerce, a mudança de paradigma é clara!
A Black Friday é um dos dias em que se regista um maior fluxo de compras em todo o mundo. Esta tradição nasceu nos EUA, acoplada ao Dia de Ação de Graças, mas atualmente é um fenómeno global! São várias as lojas que fazem descontos consideráveis em diversos produtos, neste dia em específico ou até mesmo nos dias que o antecedem e sucedem.
Como seria de esperar, os consumidores agarram todas estas oportunidades. Estando terminada agora esta época, começam a ser divulgados os primeiros relatórios dos analistas.
Segundo os dados divulgados pela Adobe, que tem feito uma análise contínua do mercado, foram gastos 7,4 mil milhões de dólares só na Black Friday e em compras online! Tal representa uma subida de 1,2 mil milhões de dólares face ao ano passado… Mesmo assim, os resultados ficam abaixo do previsto pela empresa, que estimava vendas de 7,5 mil milhões de dólares.
Entre os produtos mais populares, destacam-se o FIFA 20, Madden 20 e Nintendo Switch no segmento dos jogos e gaming. Por outro lado, em eletrónica de consumo os grandes líderes são os computadores portáteis da Apple, os AirPods e as TVs da Samsung.
O segmento mobile, dos smartphones, começa a ganhar força…
Não é novidade que os nossos smartphones são, muito provavelmente, o dispositivo mais importante que temos. Usamos para tudo e mais alguma coisa, com uma versatilidade e capacidades que surpreendem quem fizer uma retrospectiva para o passado.
Contudo, no e-commerce esta evidência ainda não era assim tão notável! Apesar de os utilizadores consultarem os produtos pelo smartphone, na grande parte das vezes acabam por adquiri-lo usando um computador.
Ora, tal realidade está a mudar… E os resultados agora divulgados comprovam isso! Cerca de 36% das vendas online neste período foram efetuadas através de um smartphone. Tais valores ainda estão bem abaixo dos computadores… No entanto, ao comparar com anos anteriores, o crescimento é assinalável e a um ritmo acelerado.
Durante a Black Friday, efetuou alguma compra online? Caso sim, tal foi realizada através de um computador, smartphone ou outro dispositivo? Partilhe nos comentários!