Pplware

Bizarro: Japão proíbe desligar o som de disparo fotográfico

O Japão é um país estranho nos seus costumes. Se o conhecemos como um país desenvolvido e com uma cultura de grande respeito pela vida humana, também sabemos que são os campeões das bizarrices.

A mais recente medida da entidade reguladora do mercado de venda dos smartphone, proíbe que o som de disparo destes gadgets seja silenciado, para prevenir que as pessoas fotografem… debaixo das saias!!!

De acordo com um tópico que surgiu no Reddit, todos os smartphones vendidos no Japão não poderão permitir que o som do obturador de fotografia seja silenciado quando os utilizadores fazem disparos fotográficos. Isso irá permitir que as pessoas tenham conhecimento, pelo som, que alguém está a fotografar junto de si.

Embora não seja uma ideia genial, poderá avisar algum incauto que foi apanhado numa fotografia e que não se sabe bem ao certo o seu destino, tornando-se complicado para as autoridades japonesas, principalmente porque a “moda” são os miúdos e graúdos fotografarem o que as meninas e senhoras têm por debaixo das saias.

As mini-saias são muito populares, bem como a moda de expor tudo o que está por debaixo destas na Internet, ao ponto de aparecerem colecções nas redes sociais de fotografias e vídeos como se fossem troféus que se coleccionam. Chega mesmo a ser alvo da cobiça de revistas, pois ninguém está a salvo nem mesmo as figuras públicas japonesas.

As escolas têm tomado medidas mais drásticas mas, este problema, uma espécie de bullying misturado com voyeurismo, tomou proporções incríveis.

A lei no Japão é bastante omissa face a este tema e, assim, uma das medidas será os fabricantes dos smartphones que comercializam no país do sol nascente, tentarem conter este problema não permitindo que o som de disparo das câmaras seja desligado.

Não será nada que não consigam ultrapassar, sobretudo os mais astutos, mas não deixa de ser mais uma bizarrice vinda de um país de extremos, que tem tanto de evolução cultural como de comportamentos totalmente descabidos.

Exit mobile version