Pplware

Bittorrent Bleep: Privacidade chegou às mensagens instantâneas

No contexto actual as questões de segurança e privacidade têm andado na ordem do dia. São vários os casos conhecidos e revelados que mostram que cada vez existe menos privacidade na Internet e que os dados dos utilizadores estão constantemente a ser monitorizados e consultados.

Todos se tentam proteger da melhor forma e com as melhores soluções, mas nem em todas as áreas isso é possível. A área das mensagens instantâneas não é diferente das demais e têm surgido novas soluções.

Pois mais uma está para chegar e com a assinatura da conhecida Bittorrent. O Bleep foi apresentado e muito em breve poderá ser usado por todos.

O Bleep faz parte das mudanças que a Bittorent tem feito na sua filosofia, ao criar novos produtos e serviços assentes na rede P2P que criou.

São já várias as ofertas que tem assentes nesta rede que tem disponível e que pode explorar para ter serviços distribuídos e, principalmente, completamente descentralizados.

A grande vantagem que o Bleep tem face a outros clientes e redes de IM é que será completamente anónimo e não passará por uma estrutura centralizada.

Aos utilizadores será dada a possibilidade de se registarem com recurso a um email, um número de telefone ou completamente anónimos, podendo de imediato começar a trocar mensagens de texto ou chaamdas de áudio entre os seus contactos.

Também as ligações vão poder ser feitas de forma diferente do habitual, podendo as mesmas serem feitas directamente ou através de um relay, mas sempre sem passarem por servidores centralizados.

Claro que a cifra das mensagens está presente, garantindo a anonimização dos dados e a confidencialidade das mensagens.

Our big idea was to apply distributed technology to conversations. That means no servers required. This enables people using Bleep to make a direct, decentralized connection to someone they trust. Bleep offers the freedom to communicate without the risk of metadata being exposed.

Para já o Bleep está ainda numa fase de pré-Alfa, mas disponível para todos os que a quiserem testar. Quem aceder a estes testes terá a possibilidade de convidar outros utilizadores, alargando assim a própria rede.

Outra limitação que o Bleep tem também para já é a existência de apenas cliente para Windows (7 e 8), mas espera-se para breve, com o evoluir do próprio Bleep, o surgimento de outros clientes, tanto para Desktop como para sistemas móveis.

Depois de ter entrado no campo da sincronização de ficheiros com o Bittorrent Sync, também de forma segura e descentralizada, é agora a vez de ter uma oferta para a troca de mensagens, de forma também distribuída e completamente anónima.

Se querem uma solução para troca de mensagens de texto e de voz com um elevado grande segurança, completamente anónimo e sem a intervenção de qualquer entidade, então é importante que acompanhem o crescimento do Bleep e que o comecem a usar.


Homepage: Bittorrent Bleep

Exit mobile version