A Microsoft, conforme noticiamos aqui, rebaptizou o projecto Kumo para Bing, este apresenta-se como o motor da nova geração, uma nova filosofia de pesquisa que concilia os muitos interesses que regem a vida do ser humano.
Bing, o novo motor de pesquisa da Microsoft deverá dar os seus primeiros passos públicos nos próximos dias e apresentado ao público dia 3 de Junho. Este motor de busca é uma versão moderna do actual Live Search, não só ao nível da aparência, mas o utilizador também poderá formular as suas buscas.
Testado desde Março, Bing é objecto de testes desde há uma semana junto de um grupo restrito de internautas, fora do âmbito da Microsoft. Será uma boa ocasião para a grande multinacional (a Microsoft) recuperar o seu atraso num domínio onde está de longe distanciado pela Google (64.2% de parte do mercado em Abril nos Estados Unidos segundo comScore) e Yahoo (20.4% de parte do mercado). O Live Search contabiliza apenas 8.2% da parte do mercado.
As inovações recentes da Google e Yahoo que acabam de ser apresentadas com uma melhor forma de classificação de resultados (incluindo resultados sonoros ou vídeos para ilustrar uma ligação por exemplo), são um provável desafio que a Microsoft terá de enfrentar.
Mas porque nasce o Bing? A Microsoft Corp. concebeu o Bing.com para ajudar o utilizador a “vencer” o excesso de procuras e a tomar decisões mais rápidas e informadas durante uma procura online.
Estudos indicam que 66 por cento dos utilizadores recorrem, cada vez mais, aos motores de procura para os ajudar a tomar decisões, assumindo estes um papel muito mais importante do que uma simples ferramenta para navegação ou obtenção de informação, fins para os quais os motores de procura actuais foram originalmente concebidos.
Insatisfeita com a actual oferta de serviços de procura, a Microsoft concebeu o Bing como um Motor de Decisão para fornecer ao utilizador ferramentas de procura inteligente que ajudam na simplificação de tarefas e em escolhas mais informadas, desde o trajecto mais rápido até casa até informação para a aquisição de um produto, passando pelo planeamento de uma viagem.
O Bing apresenta resultados gerais de procura de excelente qualidade, relevância, um índice completo e rapidez: as principais imagens de marca de um bom motor de procura. Contudo, porque a organização dos resultados de uma procura pode constituir uma tarefa morosa, o Bing organiza os resultados de forma diferente, uma vez que se destina a fornecer as respostas pretendidas, sem que o utilizador tenha de adivinhar a forma exacta de redigir os termos da sua procura.
Simplificar a Procura
A maioria dos motores de procura consegue fornecer resultados básicos. O Bing, contudo, vai mais além.
- Página Principal. Dado que o utilizador pode nem sempre estar ciente do âmbito do conteúdo disponibilizado por um motor de procura, a página principal do Bing inclui uma atraente nova imagem diária, hotspots de informação incorporados nessa imagem e ligações imediatas para iniciar procuras de vídeos, notícias, compras, viagens, imagens ou mapas.
- Sugestões Automáticas. O Bing analisa o termo introduzido na caixa de procura e sugere automaticamente termos semelhantes ou aperfeiçoamentos comuns relacionados com o termo inserido. Por exemplo, ao ser efectuada uma procura de “Lisboa” serão apresentadas procuras relacionadas comuns como, por exemplo, “Turismo de Lisboa”, “Metropolitano de Lisboa” e “Câmara Municipal de Lisboa”.
- Melhor Correspondência. A funcionalidade Melhor Correspondência (Best Match) do Bing foi concebida para facilitar a procura de informação pertinente, com uma redução do número de cliques e, assim, encurtar a distância até ao destino pretendido. Os resultados de Melhor Correspondência incluem números de assistência ao cliente de pontos de venda a retalho, a possibilidade de fazer o seguimento de uma embalagem desde a página de procura, ligações intrínsecas a páginas comuns incluídas no Web site, e muito mais.
- Pré-visualização de Documentos. Cerca de um quarto das procuras efectuadas resultam num rápido clique para regressar à página inicial, quando o utilizador se apercebe de que o resultado não corresponde ao esperado. A pré-visualização de documentos (Document Preview) permite ter uma percepção do resultado de uma procura, pré-visualizando o conteúdo do site e, deste modo, ajudando o utilizador a determinar se o site contém a informação pretendida, antes de chegar a fazer clique.
- Respostas Imediatas. O Bing fornece Respostas imediatas (Instant Answers) que apresentam, sem demora, respostas extremamente relevantes e directas como solução a uma procura específica. Por exemplo, ao inserir um número de voo, o utilizador obterá as últimas informações referentes ao voo e a mesma informação será apresentada com grande destaque nos resultados, dispensando assim o incómodo de ter de abrir uma página em separado. Outras Respostas imediatas no Bing incluem cotação das acções, informações meteorológicas locais, resultados desportivos e muito mais.
Tornar a Procura Mais Organizada
Os estudos da Microsoft indicam que 72 por cento dos utilizadores inquiridos afirmaram que os resultados de actuais procuras são demasiado desorganizados. Para pôr fim ao caos das procuras, o Bing analisa os resultados da procura efectuada em função de determinados tipos de termos de procura e organiza-os para facilitar a navegação do utilizador. Estas categorias incluem viagens, compras, saúde, tecnologia, automóveis, entretenimento, desporto, animais e muitas mais.
- Janela de Exploração. Localizada no lado esquerdo do ecrã, a Janela de Exploração (Explore Pane) permite uma fácil filtragem dos resultados da procura. A Janela de Exploração inclui funções como, resultados de procura categorizados designados por Separadores Rápidos (Quick Tabs), ligações a procuras relacionadas e procuras anteriores armazenadas no Histórico da Sessão (Session History). A Janela de Exploração pode também ser utilizada em experiências locais, de viagens e compras, para um poderoso aperfeiçoamento dos resultados da procura.
- Separadores Rápidos. Metade de todas as procuras acaba por ser aperfeiçoada para produzir resultados mais pertinentes.4 Os Separadores Rápidos (Quick Tabs) antecipam essa necessidade durante a procura e proporcionam um fácil acesso a alguns dos aperfeiçoamentos mais comuns de uma determinada procura. Por exemplo, ao procurar um músico da sua preferência, a funcionalidade Separadores Rápidos permite ao utilizador filtrar os resultados por álbum, biografia, vídeos e imagens. Os separadores mudam de forma dinâmica, consoante o termo de procura. Procuras de um determinado nome de cidade produzem Separadores Rápidos para visitas, viagens e imagens, enquanto que procuras de um determinado modelo de automóvel geram categorias de críticas, acessórios e vídeos.
- Procuras Relacionadas. O nosso estudo indica que, ao efectuar a procura de um resultado específico, os utilizadores gostam de expandir o âmbito da sua procura de forma a explorar temas relacionados. Após efectuar uma procura inicial, a funcionalidade Procuras Relacionadas (Related Searches) fornece ao utilizador uma lista de termos de procura relacionados, de modo a facilitar a expansão da procura com vista à obtenção de melhores resultados.
- Histórico da Sessão. Cerca de metade de todas as procuras são repetições de procuras anteriores.5 O Histórico da Sessão (Session History) proporciona um fácil acesso a procuras previamente efectuadas na sessão de procura actual, de forma a não ser necessário iniciar uma nova pesquisa para aceder a um resultado anterior.
- Procura de Vídeos. A procura de vídeo do Bing facilita a localização, pré-visualização e visualização de vídeos. O Bing classifica o conteúdo de sites de vídeos na Web, bem como no nosso próprio índice de programas televisivos de longa duração. Inclui, também, ferramentas de filtragem para circunscrever a procura e facilitar a procura do vídeo em concreto de que o utilizador está à procura.
- Procura de Imagens. A procura de imagens do Bing inclui deslocamento ilimitado, que permite uma fácil navegação pelos resultados de imagem sem necessidade de fazer clique para uma nova página. O Bing contém igualmente poderosas ferramentas de filtragem de imagens, de modo a facilitar a procura da imagem pretendida.
- Procura de Notícias. A procura de notícias do Bing permite efectuar procuras sobre as mais recentes notícias na Web e receber alertas de notícias.
- Mapas do Bing. Os Mapas do Bing permitem ao utilizador encontrar, descobrir, planear e partilhar informações de localização, incluindo mapas e direcções, bem como activar a funcionalidades de visualização “bird’s eye”6 (visão de pássaro), 3-D e aérea.
Ferramentas que Facilitam Tarefas
O Bing foi concebido para ajudar o utilizar a tomar mais rapidamente decisões mais informadas.
O Bing centra-se em quatro áreas principais:
- Compras. O Bing combina muitas das funcionalidades de compra (Shopping) disponíveis na Web numa única experiência intuitiva e de fácil utilização. Além de fornecer várias ferramentas de aperfeiçoamento da procura de produtos, o Bing efectua ainda procuras na Web de críticas de utilizadores e especialistas, organiza-as por atributos do produto e classifica a opinião expressa nas críticas como positiva ou negativa. Este processo permite uma rápida filtragem de uma enorme quantidade de informação de modo a elucidar o utilizador quanto a uma decisão de compra.
- Viagens. A funcionalidade Viagens (Travel) do Bing avalia milhões de tarifas áreas e dados de hotéis para lhe oferecer estimativas de preço de voos e indicadores de tarifas de hotéis. Baseada em princípios científicos e não de marketing, a funcionalidade Viagens do Bing permite ao utilizador tomar decisões inteligentes e bem informadas sempre que planear uma viagem.
- Local. Os motores de procura actuais nem sempre ajudam o utilizador a tomar decisões informadas quanto à qualidade de um restaurante ou à melhor forma de contactar um mecânico local. O Bing apresenta conteúdos pertinentes, nomeadamente críticas de utilizadores obtidas de sites de conteúdo local, horários de expediente de empresas locais, direcções ao alcance de um clique, mapas e relatórios de trânsito.
- Saúde. O Bing permite ao utilizador encontrar informações de saúde online (Health). Apesar de nada substituir a competência de um médico formado, o Bing proporciona fácil acesso a informações clínicas, obtidas a partir de nove recursos fidedignos, de modo a ajudar o utilizador na tomada de decisões informadas em termos de cuidados pessoais.
Disponibilidade
O Bing está disponível a nível mundial. No entanto, a disponibilidade de funções específicas varia consoante o mercado.