…mas só no mês de Dezembro!
Os dados são da analista ComScore e referem um crescimento tanto do Bing como do Yahoo no mês de Dezembro de 5% comparativamente com o Google que caiu ligeiramente nas comparações entre Novembro e Dezembro 2012.
Historicamente e em conjunto, os motores de busca Bing e Yahoo controlam 28,5% do mercado das pesquisas dos EUA, segundo os próprios dados da ComScore. Entretanto, na queda, o Google diminuiu a sua percentagem de 67% para 66,7% respeitante à sua predominância no mercado. Serão estas oscilações naturais ou sinais de que algo não está bem?
As percentagens nem sempre são tudo, é um dado adquirido. O Google, como é do conhecimento geral, cresceu durante anos de forma exponencial e quase sem rivais em muito pouco tempo, contudo a sua parcela de mercado foi sofrendo algumas mutações com o rápido crescimento e adopção dos motores de busca Yahoo e Bing no mercado americano. Actualmente, enquanto Bing e Yahoo apresentam um crescimento de 5%, o Google apresentou apenas um crescimento de 4%:
O quadro acima, em milhares de milhões de buscas, mostra um crescimento mais acelerado do Yahoo e do Bing no mercado dos motores de busca. Mas afinal o que terá contribuído para este crescimento em apenas um mês? Quiçá uma das respostas mais plausíveis seja o facto do mês de Dezembro ser um mês de compra de PCs, tablets, etc e que o novo Windows 8 traga por defeito o Bing configurado, e outros aplicativos que são alimentados pela tecnologia de busca.
Apesar de tudo, as evidências são mais do que óbvias: o Google é o líder indiscutível e irá continuar a sê-lo durante mais algum tempo