É uma aeronave que depois de ver uma vez nunca mais esquece. Chega mesmo a passar pela sua ideia de como um avião daqueles, inchado, é capaz de voar. Depois, quando vê o que sai de dentro dele… os seus olhos esbugalham de admiração.
Se é assim com o Beluga, agora imagine como ficará a sua mente quando vir o AirBus BelugaXL.
Batizado em homenagem à baleia do Ártico, dada a sua aparência semelhante, o avião enorme e de aspeto estranho está em serviço há 20 anos, transportando componentes de grandes empresas para fabricar outros aviões – pense em secções de fuselagem, asas e cauda – de fornecedores europeus para a fábrica da Airbus. Há material “gigante” a ser transportado no Beluga para Toulouse, França e Hamburgo, Alemanha.
Agora, a empresa está já a preparar o voo inaugural de uma nova versão da Beluga, uma até maior que as cinco atualmente em serviço.
Vem aí o BelugaXL
Chama-se BelugaXL, a aeronave que a Airbus revelou num tweet recente. O avião já tem os motores colocados e que este verão sairá de Toulouse para o primeiro voo experimental.
https://twitter.com/Airbus/status/982148986927632384
A Airbus diz que o avião de 48 metros combina capacidade de transporte de carga com a velocidade e a eficiência do seu avião A300-600. A frente da Beluga abre-se, permitindo que a carga seja carregada no espaço cavernoso da “bolha”. O cockpit é colocado mais abaixo do que o encontrado num A300-600 para evitar desligar os sistemas de controlo elétrico, hidráulico e de voo cada vez que a carga é carregada e descarregada.
A versão mais recente do supertransportador da Airbus pode levar 6 toneladas de carga extra em comparação com o atual BelugaXT, aumentando o limite para 53 toneladas. Esta nova versão é cerca de 6 metros mais comprida e 3 metros mais larga do que a versão anterior, o que permite à empresa fazer melhorias de eficiência adicionais quando necessitar de transportar partes grandes dos aviões.
Para termos uma ideia, este novo modelo irá permitir transportar duas asas Airbus A350 (em vez de apenas uma como permute o Beluga atual), bem como secções do A380 de dois andares, atualmente o maior avião de passageiros do mundo.
Até agora, muitas das secções que são necessárias para montar um A380 são muito grandes, até mesmo para o Beluga. Esta falta de capacidade de transporte exige da Airbus uma gestão logística complexa, envolvendo transporte rodoviário e marítimo para garantir a entrega segura dos componentes às instalações da Airbus em Toulouse para a montagem final.
Como podemos ver neste vídeo a seguir, as asas e a fuselagem do A380 são “encolhidas” pelas ruas estreitas de uma aldeia francesa a caminho das instalações. A chegada do BelugaXL irá mudar tudo isto e, é claro, ajudará a levar as peças para o local da montagem de forma mais oportuna.
A Boeing tem uma aeronave equivalente chamada Dreamlifter que usa para transportar as asas de seu avião 787 Dreamliner.
Após os voos de teste, que devem começar nos próximos meses, a Airbus planeia construir um total de cinco aviões BelugaXL com o objetivo de os colocar em operação em meados de 2019. A frota atual será gradualmente retirada até 2025, segundo referiu a empresa.