A BlackBerry continua a estar presente constantemente nas notícias, e nem sempre pelas melhores razões. Foram várias as razões que colocaram a empresa no ponto em que hoje está e do qual dificilmente sairá.
Mas a Blackberry é conhecida por muito mais que os seus problemas. Os seus equipamentos e os seus serviços foram algo de revolucionário e parte do seu sucesso.
É intenção da BlackBerry alargar a utilização desses serviços e o primeiro passo é a chegada do seu serviço de mensagens a outras plataformas. Depois do iOS e do Android, está para breve a chegada ao Windows e ao OS X.
A chegada do BBM a novas plataformas vai permitir que este serviço se torne realmente global. É uma dos pilares da BlackBerry e é usado por milhares de utilizadores.
Depois de ter anunciado e iniciado a sua disponibilização para iOS, a BlackBerry teve de recuar e retirou a aplicação da loja da Apple e não deu início ao lançamento da versão para Android.
Este revés deveu-se a problemas na sua estrutura do serviço, causada pela elevada afluência de utilizadores, que tiveram acesso a uma versão não oficial para Android.
Depois deste percalço, e ainda a tentar resolver os problemas da versão iOS e Android, a BlackBerry apresentou o que será a versão para Windows do BBM.
Esta apresentação foi feita na conferência BlackBerry Jam Asia 2013, que teve lugar em Hong Kong. Foi também indicado que a versão para OS X poderá ser uma realidade.
Do que foi descrito, a aplicação BBM para Windows funcionará como qualquer outra aplicação de IM, mas estará ligada à rede BBM e poderá receber mensagens de texto, ficheiros ou imagens.
Mas esta aplicação terá uma dependência muito importante e que a condicionará. O BBM para Windows necessita de estar ligado a um dispositivo móvel para se ligar à rede BBM, bastando que estes estejam na mesma rede.
O alargamento do serviço BBM a outras plataformas vai aumentar ainda mais a sua penetração e dar novos clientes à BlackBerry.
Mesmo em tempos menos positivos, esta empresa sabe reinventar-se e aproveitar o melhor dos que tem.
Não existem datas para a disponibilização destas novas versões, mas espera-se que não demorem a chegar a público, tendo a empresa o cuidado de não repetir os problemas que está a ter com as versões móveis.