Pplware

Usa a banda magnética para pagamentos com o seu cartão? Vai deixar de servir

Tudo pela segurança! A nova diretiva europeia sobre serviços de pagamentos vai obrigar a novas medidas de segurança. Nesse sentido, há novas regras para levantar dinheiro e fazer pagamentos.

As cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro, não vai ser possível usar a banda magnética de cartões para fazer pagamentos, entre outras medidas.


Banda magnética, cartões Matriz… vão deixar de servir

A notícia está a ser avançada pelo JN que refere várias alterações nos sistemas de pagamentos e levantamento de dinheiro. Segundo o jornal, as bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para realizar pagamentos. Os pagamentos só podem ser realizados com cartões com chip.

Os cartões matriz, usados para garantir a segurança nas transações de contas bancárias online, vão também deixar de servir. Os bancos deverão começar a enviar um código por mensagem escrita (SMS Token) para o telemóvel dos clientes quando pretendem aceder às suas contas, como medida de segurança extra.

Os reguladores bancários vão ainda definir durante quanto tempo vai ser possível o uso do cartão de crédito para pagamentos online com uma segurança mais baixa. Mas tudo aponta que dentro de um ano a 18 meses vá mudar o uso dos cartões de crédito no mundo online.

 

Mas há algumas exceções…

Apesar da entrada de medidas reforçadas há algumas exceções. Por exemplo, os cartões de refeição vão poder continuar a ser usados apenas com a banda magnética, tal como os cartões pré-pagos. A Via Verde e os pagamentos de autoestradas e estacionamento, bem como os pagamentos de baixo valor continuam também sem qualquer alteração.

De acordo com a lei, os bancos que não cumpram tais medidas poderão ser responsabilizados por fraudes ou roubos nas contas.

Exit mobile version