Pplware

Banco de Portugal quer “obrigar” comércio a aceitar cartões ou MBWAY

A pandemia tem introduzido muitas mudanças na sociedade. É verdade que há muitas coisas que ainda não estão claras, como, por exemplo, o facto do vírus se transmitir por objetos, dinheiro, etc.

No entanto, o Banco de Portugal quer que o comércio local passe a aceitar um meio de pagamento eletrónico.


O Banco de Portugal quer obrigar as empresas e os comerciantes a terem de aceitar, pelo menos, um meio de pagamento eletrónico, além do pagamento em dinheiro, revela o DN.

A medida foi divulgada na passada segunda-feira e faz parte de um relatório sobre “Estratégia nacional para os pagamentos de retalho – horizonte 2022”. Segundo o documento que pode ser obtido aqui

João Barros, porta-voz da Pagaqui, refere que…

Com o dinheiro físico cada vez mais em declínio, a pandemia da COVID-19 apenas veio acelerar a digitalização dos pagamentos, aumentando, desta forma, o consumo online e o uso de contactless

Segundo o supervisor, o numerário continua a ser o meio mais usado para pagamentos. Em 2017, representava 60% do número de pagamentos efetuados no país, num total de 3,3 mil milhões de operações. Os cartões bancários são uma das principais alternativas ao numerário, revela o DN.

Banco de Portugal quer mais cartões com tecnologia contactless

Em 2013, em Portugal, a UNICRE deu a conhecer um novo método para pagamentos que não necessita que o utilizador introduza o tradicional código PIN, sendo essa validação/autenticação realizada apenas por aproximação do cartão de débito ao TPA (Terminal de Pagamento Automático).

Na prática, os cartões contactless são cartões de pagamento com tecnologia de leitura por aproximação. Estes cartões permitem fazer pagamentos sem ter de introduzir o PIN. Para o efeito, basta então aproximar o cartão (normalmente, a menos de 4 centímetros de distância) de um terminal de pagamento automático (TPA) preparado para receber pagamentos contactless.

Os cartões com a tecnologia contactless também podem ser utilizados para, por exemplo, realizar pagamentos sem recurso a esta tecnologia. Nomeadamente, em TPA que não estão preparados para processar pagamentos contactless. Terá, portanto, de introduzir o cartão no TPA e, para validar a operação, terá de inserir o PIN do cartão.

O Banco de Portugal quer que os emitentes de cartões têm, até dezembro de 2022, de integrar a tecnologia contactless nos novos cartões de pagamento emitidos e promover a sua ativação pelos utilizadores. Atualmente, apenas cerca de 50% do parque de cartões no país têm esta tecnologia.

Exit mobile version