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“Balde Furado Android” dá preponderância à Apple a longo prazo

Nem tudo o que luz é ouro! Então e a aparente inexorável ascensão do Android sobre o iPhone? Também não é bem assim como se pensa, e deixou de ser tão inexorável!

As vendas de smartphones da Apple continuam a crescer e a ganhar quota de mercado ao sistema operativo móvel da Google, nos Estados Unidos. Este crescimento sustentado, segundo o Yankee Group, fará com que até 2015 existam mais proprietários com iPhones que com qualquer outro dispositivo Android. Razão? Lealdade à plataforma.

O Yankee Group fez uma análise de mercado, onde questionou 16.000 consumidores ao longo dos últimos 12 meses em relação ao seu smartphone, o que possuem e o que pretendem comprar nos próximos seis meses. No geral, a empresa de análise e pesquisa de mercado, encontrou o que seria de esperar. Cerca de metade dos proprietários de smartphones usam um dispositivo Android, enquanto 30% usa um iPhone. Dos entrevistados que pretendem comprar um novo smartphone nos próximos seis meses, 42% disseram que planeiam adquirir um smartphone com Android. Por outro lado, outros 42% pretendem comprar um iPhone.

Esta tendência mostra duas grandes verdades para os próximos anos: um duopólio Apple/Google e um crescimento de utilizadores iPhone, permitindo à Apple a supremacia sobre o Android.

Mas ainda há mais…

Dos inquiridos, 91% dos proprietários de iPhone pretendem comprar outro iPhone, enquanto que 6% planeiam mudar para um dispositivo Android na sua próxima compra. Por outras palavras, mais de 9 em cada 10 donos de iPhone são leais à plataforma. Depois de um utilizador comprar um iPhone, são altíssimas as hipóteses deste voltar a comprar outro.

Projecção de crescimento das plataformas móveis

Mas esta realidade já não é assim no Android. A consultora de mercado descobriu que 76% dos proprietários de Android têm a intenção de comprar outro smartphone com Android. Um grande número, com certeza. Mas isso significa que 24% dos utilizadores de dispositivos com Android pretende mudar para outra plataforma. Adivinhe para onde a maioria desses futuros utilizadores responderam que estão a pensar mudar? Exacto, 18% pensa mudar para iPhone.

Outro lado da moeda: apenas 6% dos proprietários de iPhone disseram que pretendem mudar para o Android.

Esta é uma interessante e significativa assimetria. E quando aplicada às primeiras compras, aos compradores que vão ter pela primeira vez um smartphone, dois terços destes pretendem comprar ou um iPhone ou um smartphone com Android, não é difícil ver que o número de proprietários do iPhone irá superar os de Android, nos EUA, nos próximos anos, até 2015.

Carl Howe, VP da Yankee Group , descobriu que o Android já atingiu o pico e faz uma analogia de como essa tendência se irá exteriorizar:

“Pense nos ecossistemas da Apple e do Android como dois baldes de água. Os novos compradores de smartphones e os clientes que vão actualizar o seu telemóvel, caem como chuva nos dois grandes baldes, em proporções iguais, com um número menor a cair nos baldes com Windows Phone e BlackBerry. No entanto, há fugas graves no balde do Android, perdendo cerca de um em cada cinco de todos os proprietários que lá caem.

As fugas do balde da Apple representam apenas cerca de 7% de seu conteúdo, por isso mantém mais clientes que se enquadram no seu sistema. O balde Apple vai encher mais rápido do que o do Android, independentemente do facto do balde da Apple ter, nesta altura, menos utilizadores com dispositivos da marca de Cupertino.”

A lição que se pode tirar é que a quota de mercado maciça não é garantia de futuro, o que garante o futuro são seguidores leais à marca. [via allthingsd]

O que podemos depreender deste exemplo Norte-Americano é que a lealdade à marca garante um mercado sustentável no futuro, provavelmente isso justifica algumas medidas que a Apple tem vindo a incrementar nos vários outros mercados mundiais, com mais intensidade, nos últimos meses, no mercado chinês.

Será que no mercado português este exemplo também se coloca?

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