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Aviação chinesa dá um passo para o futuro: já tem o seu primeiro avião elétrico certificado

A aviação é uma área estratégica na economia. A Boeing e a Airbus têm dominado os céus desde há muitas décadas. A China, dependente destes players, quer, contudo, soltar amarras. Para já conseguiu algo inédito. Certificou um avião elétrico que funciona com uma bateria de 70 kWh e é capaz de atingir uma velocidade de 260 km/h. Pode voar durante cerca de uma hora e meia ou 300 km.


China quer livrar-se das amarras da aviação ocidental

A Administração da Aviação Civil da China (CAAC) certificou o primeiro avião ligeiro totalmente elétrico. Trata-se do RX4E, um veículo a hélice para quatro pessoas desenvolvido de forma independente pelo Instituto de Investigação de Aviação Geral de Liaoning da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Shenyang.

Trata-se de um avanço que pode ser considerado um passo muito importante para o futuro da mobilidade aérea no país asiático.

Os trabalhos sobre aviões elétricos estão já em curso em várias regiões do mundo, como o Alia da Beta Technologies ou o E9X da Elysian Aircraft, embora estes projetos tenham ainda um longo caminho a percorrer (este último mais do que o primeiro).

O promissor avião elétrico da China

A notícia foi anunciada esta semana pelo Governo Municipal de Shenyang, que celebrou o marco histórico do avião fabricado localmente. O RX4E possui agora um certificado de aeronavegabilidade que permitirá ao fabricante abrir caminho para a produção em série e posterior comercialização no gigante asiático.

O RX4E é um avião ligeiro com uma envergadura de 13,5 metros, um comprimento de 8,4 metros e um peso máximo à descolagem de 1.260 kg. Ao nível da bateria, tem uma capacidade de 70 kWh, o que lhe permite atingir uma potência máxima do sistema de propulsão de 140 kW. Pode voar durante um máximo de 1,5 horas ou 300 km.

Como podemos ver, esta é uma proposta concebida para voos curtos, mas abre a porta a um vasto leque de utilizações potenciais.

Por exemplo, pode ser utilizado na formação de pilotos, em voos de treino, no turismo, na agricultura ou em situações de emergência. O RX4E promete ser capaz de aterrar em locais com infraestruturas limitadas.

A caraterística mais notável deste avião para quatro passageiros é o facto de dispensar completamente os combustíveis fósseis, evitando assim as emissões associadas aos combustíveis fósseis. Além disso, apresenta baixos níveis de ruído, baixos custos de exploração e elevados padrões de segurança e fiabilidade, segundo os seus fabricantes.

Passaram cinco anos desde que a CAAC aceitou o pedido de certificado de aeronavegabilidade da aeronave. Agora que a Rhyxeon General Aircraft o tem nas suas mãos, pode continuar a trabalhar para que este projeto arranque realmente.

O próximo objetivo? Levá-lo para além das fronteiras da China e comercializá-lo em mais de 15 países.

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